Hugo Hoyama: “Jogos Abertos do Interior me fizeram um atleta melhor”
Ídolo do tênis de mesa brasileiro perdeu as contas de quantas participações e medalhas teve na competição
Bem antes de disputar os Jogos Olímpicos e subir ao ponto mais alto do pódio nos Jogos Pan-americanos, Hugo Hoyama fez história nos Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni’ (também conhecido como Jogos Abertos do Interior). A competição mais tradicional do calendário da Secretaria de Estado de Esportes, que já está na edição de número 85, acontece de 2 a 14 de outubro e conta com a participação de 192 cidades e mais de 8 mil atletas de 28 modalidades.
O maior mesatenista do Brasil é ‘cria’ dos Jogos Abertos. Em 1984, aos 14 anos, ele disputou a sua primeira de muitas edições. Medalhas foram várias, tantas que ele até perdeu a conta. Hoyama explica que a competição interiorana foi uma espécie de escola para os desafios futuros.
“Essa interação com outros atletas me deu mais tranquilidade para as vilas olímpicas e pan-americanas. Aprendi também a me virar sozinho, longe de casa. Os Jogos Abertos me fizeram um mesatenista melhor e me prepararam para as Olimpíadas”, conta Hoyama, que defendeu São Bernardo do Campo nos tempos de Jogos Abertos.
A disputa entre cidades é outro ingrediente fundamental dos Jogos Abertos e que Hoyama faz questão de exaltar. Para ele, essa rivalidade regional eleva o nível da competição. “Do outro lado da mesa pode ter um atleta de uma cidade que pode te vencer na classificação geral, e isso aumenta a responsabilidade e a motivação. O atleta não pode se esquecer que está representando a sua cidade.”
Hoyama jogou seis edições dos Jogos Olímpicos, de Barcelona-1992 a Londres-2012. Nos Jogos Pan-americanos, ele tem mais premiações que edições disputadas: foram 15 medalhas, sendo dez de ouro, em sete participações.
“Os atletas que vão aos Jogos Abertos, especialmente os mais jovens, precisam aproveitar ao máximo essa experiência. Lá na frente, se tiverem a oportunidade de representar o Brasil, vão se lembrar que um dia foram responsáveis pela sua cidade”, finaliza.
Sobre os Jogos Abertos do Interior
Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni acontecem desde 1936, quando Monte Alto, no interior paulista, recebeu delegações de outras cinco cidades para disputas de basquete. Em 2023, os Jogos chegam à sua 85ª edição, confirmando a fama de evento mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.