seg, 04/11/2019 - 04h56

Horácio Baby Barioni: o maior empreendedor da história do esporte em SP

Ex-atleta de basquete e cronista esportivo, “Baby” foi o criador dos Jogos Abertos, competição que leva seu nome e completa 83 anos em 2019

Horácio Baby Barioni, o criador dos Jogos Abertos - Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal.

O estado de São Paulo é uma das referências do esporte no Brasil e na América Latina. Aqui, foram revelados grandes nomes que brilharam em todo o mundo: um dos grandes idealizadores dessa história foi Horácio Barioni, carinhosamente conhecido como Horácio “Baby” Barioni. Nascido em São Paulo no ano de 1906, o cronista esportivo, dirigente e ex-atleta de basquete foi também um dos criadores do Departamento de Educação Física e Esporte de São Paulo (DEFE), embrião da atual Secretaria de Esportes, além de ter idealizado também os famosos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, os Jogos Abertos do Interior. Morreu aos 61 anos, vítima de problemas cardíacos.
Barioni foi casado durante 40 anos com Ester Ferreira Barioni, com quem teve duas filhas: Aurea Barioni Nieri (83 anos) e Edna Barioni (78). “Meu pai nos deixou uma grande lição de idealismo, de amor e muita entrega em tudo que fazia. Viajou o Brasil e o mundo para promover e ampliar o acesso de mais pessoas ao esporte”, disse a filha caçula Edna.
Além de ter criado os Jogos Abertos (que completam 83 anos em 2019 e serão realizados em Marília entre os dias 11 e 23 de novembro) e o DEFE, Barioni sempre esteve em contato com prefeitos, dirigentes esportivos nacionais e internacionais e entidades. “Ele viajou muito. Moramos em São Carlos, Taubaté, Olímpia, Sorocaba e em São Paulo, conseguindo trazer diversos eventos internacionais para o Brasil”, disse a filha Edna. O empenhado Baby também foi pracinha das Forças Paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. “Esse foi um dos episódios de maior orgulho do meu pai”, conta Edna.
Desde 2003, os conhecidos e tradicionais Jogos Abertos passaram a se chamar Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. A competição começou como um torneio de basquete entre cidades, sediada na cidade de Monte Alto, no interior paulista. A partir deste ano, por determinação do secretário Aildo Rodrigues Ferreira, o município passa a ser o primeiro a desfilar na cerimônia de abertura dos Jogos Abertos e dos Jogos Regionais a partir de 2020, em alusão à Grécia, berço dos Jogos Olímpicos e sempre a primeira delegação a desfilar durante o maior torneio esportivo do mundo.
Também em homenagem ao maior empreendedor da história do esporte paulista, o tradicional complexo esportivo ao lado do Parque da Água Branca, em São Paulo, leva o nome de Baby Barioni. Atualmente em obras de modernização e acessibilidade, o espaço será reaberto à população em 2020.
Para o secretário Aildo Rodrigues, é preciso valorizar a história de quem trabalhou pelo esporte paulista. “Estamos nos aproximando de mais uma edição dos Jogos Abertos. A iniciativa de Baby culminou hoje na maior competição deste segmento em número de atletas na América Latina, maior até que uma Olimpíada nesse fator. Temos o dever de homenagear e respeitar essa grandiosa história”, concluiu.