qua, 28/06/2023 - 12h52

Governo de SP lança Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Lençóis Paulista

Nesta terça-feira (27), o Governo de São Paulo deu início ao Programa de Desenvolvimento Paralímpico no município de Lençóis, uma iniciativa das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. São 100 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. O projeto gratuito visa fomentar o esporte paralímpico de base e será realizado entre os dias 27 e 30 de junho.

Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico fomenta a importância do esporte para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e quando profissionais da educação física estão dispostos a se inserir nesse meio, eles criam um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todos”, destaca a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa.

As aulas acontecem na Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp), no bairro do Jardim Cruzeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site https://paralimpico.com.br/.

Participaram da mesa de abertura, o secretário de Esportes e Recreação de Lençóis Paulista, Raphael Blanco, e o diretor Administrativo da Adefilp, Edson Santiago, e analista de Esporte Lazer – Regional Bauru da Secretaria de Estado de Esportes, Lourenço de Almeida Pacheco.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 4,6 mil participantes em 62 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 40 cidades.