ter, 20/02/2024 - 12h55
Compartilhar

Governo de SP inicia curso de capacitação paralímpica para profissionais de Educação Física na capital

Formação gratuita promove a prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência

O Governo de São Paulo iniciou nesta terça-feira (20), na capital, uma nova turma do curso gratuito de capacitação em modalidades paralímpicas voltado a professores e profissionais de educação física. A primeira turma de 2024 ocorre de 20 a 23 de fevereiro e integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes que já capacitou 6,6 mil pessoas.

São 200 vagas disponíveis para o curso, que tem como principal objetivo fomentar a inclusão ao proporcionar maiores oportunidades de engajamento para alunos com deficiência a partir de esportes adaptados. Podem se inscrever, através do site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas (sujeito à disponibilidade), professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física, e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) da capital e Região Metropolitana de São Paulo. Os participantes serão certificados ao final da capacitação.

“O fomento do esporte paralímpico é mais do que uma missão, é um compromisso desta gestão com a valorização da diversidade e o estímulo ao potencial humano. A prática não só transforma vidas, mas também molda um futuro mais justo e inclusivo para todos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os participantes podem receber capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. As aulas ocorrem no CEU Parque Veredas, localizado na rua Daniel Muller, nº 347 – Chácara Dona Olivia, na cidade de São Paulo.

“Estamos felizes em continuar este projeto que fortalece o elo entre potencialidade e oportunidade. Nesta nova etapa, vamos seguir empenhados em criar oportunidades e avançar na construção de um legado de conquistas para todos”, destaca a secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis. “O Brasil é uma potência no paradesporto, com títulos nas Olimpíadas e Mundiais. Mas isso é só a ponta final do processo. É preciso trabalhar com mais ênfase na base da pirâmide, no nascedouro de novos atletas e projetos. Vejo esse curso de capacitação como uma oportunidade de ouro de termos um país com uma cultura esportiva ainda mais inclusiva”, complementa.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Criado em 2021 através de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 6,6 mil profissionais de educação física em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo. Só no ano passado, foram 3,8 mil. Neste ano, o projeto passará por 36 cidades.

*Foto: Matheus Candeloro