ter, 25/04/2023 - 11h00

Governo de SP abre inscrições para a primeira etapa regional dos Jogos Paralímpicos

Primeira etapa terá atletas das regiões esportivas de Bauru, Campinas e Sorocaba

O Governo de SP, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes, abriu as inscrições para a primeira etapa regional dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), que será realizada entre os dias 9 e 12 de julho no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Capital.

Podem se inscrever atletas que já tenham completado ou vão completar 15 anos no ano da realização dos Jogos. As categorias de competição são de Para-Atletismo, Para-Natação e Halterofilismo Paralímpico. Se classificam nas modalidades de Para-Atletismo e Para-Natação os três mais bem colocados por prova e gênero de cada seletiva regional, representando a sua região esportiva. A modalidade de Halterofilismo Paralímpico será disputada apenas na etapa final.

As inscrições são feitas em um sistema interno pelas Secretarias Municipais de Esportes dos 645 municípios do Estado, com suporte das Diretorias Regionais de Esporte e Lazer (DRELs). Portanto, os atletas ou entidades/instituições paralímpicas com interesse em participar devem se reportar aos órgãos citados.

As secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes são responsáveis pela organização e coordenação dos jogos.

Cronograma completo

As inscrições para primeira etapa, nas regiões esportivas de Bauru, Campinas e Sorocaba, estão abertas até 15 de maio para as competições entre 9 e 12 de julho.

A abertura de inscrições para a segunda etapa, nas regiões esportivas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, será de 20 de maio a 20 de junho. As competições ocorrem de 21 a 24 de agosto.

Já para a terceira etapa, as inscrições abrirão em 21 de junho e encerram em 21 de julho. As competições acontecerão nas regiões esportivas da Grande São Paulo e de São José dos Campos, entre os dias 24 e 27 de setembro. A competição final acontece entre 9 e 12 de outubro.