ter, 23/02/2021 - 03h53

Governo de São Paulo inicia programa de desenvolvimento do esporte paralímpico por Ribeirão Preto

Secretários de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência estiveram na cidade nesta terça-feira (23/2) para inaugurar primeiro núcleo do Paradens

Os secretários dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes do Estado de São Paulo, Célia Leão e Aildo Ferreira, estiveram na manhã de hoje (23/2) em Ribeirão Preto para inaugurar o primeiro núcleo do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado (Paradens). O primeiro curso de capacitação para professores e estudantes de educação física será realizado a partir de hoje até sexta-feira (26/2), com 50 vagas, nas seguintes modalidades: bocha, goalball, natação e vôlei.

As aulas em Ribeirão Preto serão realizadas na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp) e na Universidade de ribeirão Preto (Unaerp) no dia 26, com atividades teóricas e práticas. O programa será implantado pelas Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência com um pólo em cada uma das oito Regiões Esportivas do Estado e também na capital. A primeira aula começou já na manhã de hoje.

Entre as principais ações do Paradens, a capacitação técnica dará a oportunidade dos professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do estado de São Paulo de adquirirem conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. Além desses profissionais, os alunos de graduação do último ano de Educação Física também poderão se inscrever.

De acordo com o Secretário Aildo Ferreira, o Paradens será uma referência para o esporte paralímpico em São Paulo e para o Brasil. “O programa é uma base de qualificação e informação para espalhar a prática esportiva a pessoas com deficiência em todo o estado. Estamos muitos felizes pela parceria exitosa com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, disse.

Já a Secretária Célia Leão valorizou a oportunidade oferecida pelo Governo de São Paulo. “Ribeirão Preto e sua administração estão de parabéns por receber essa iniciativa tão humana, inclusiva e que tantos frutos vai gerar em todo o estado”, concluiu.

Na cerimônia realizada na manhã de hoje, estiveram presentes, além dos dois secretários de Estado, o Secretário de Esportes de Ribeirão Preto, André Trindade, o Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento, além de outras autoridades municipais e regionais.

Para mais informações sobre o programa, inscrições, homologações e demais dados sobre o programa, acesse www.paradens.com.br.