Governador anuncia reformulação dos Centros de Excelência e criação de Centros de Formação Esportiva
Evento com anúncio foi realizado ontem à tarde no Palácio dos Bandeirantes. Maurren Maggi, medalhista olímpica no salto em distância e que já participou do programa, participou da cerimônia
O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde dessa quarta-feira (17) uma reformulação do programa Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo, além da criação dos Centros de Formação Esportiva em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes. Serão atendidos 4137 atletas de 12 modalidades em 44 cidades espalhadas pelo estado, numa iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). O secretário Jean Madeira e toda a equipe responsável pelos programas também estiveram presentes ao evento. O investimento é de R$ 20,9 milhões.
O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre SELJ e federações responsáveis por cada modalidade esportiva. A medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi, prestigiou a solenidade, já que iniciou sua carreira no Projeto Futuro, embrião dos Centros de Excelência. A novidade passa a ser a criação dos Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes terão à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para prática esportiva.
O governador Geraldo Alckmin valorizou o investimento de quase R$ 21 milhões no esporte em um momento de crise econômica no Brasil. “Esse recurso vai auxiliar na inclusão social, na saúde, qualidade de vida e no combate à criminalidade. São Paulo investe porque acredita no poder transformador do esporte”, disse o governador.
Entre os oito centros de excelência, serão disponibilizadas as seguintes modalidades: judô, atletismo, basquete, vôlei, natação e nado sincronizado. Já nos 13 centros de formação serão oferecidos o boxe, karatê interestilos, judô, atletismo, vôlei, basquete, tênis, karatê e wellness. Vale lembrar que algumas modalidades serão realizadas em mais de um núcleo, por isso o número total é de 44 cidades atendidas.
O secretário Jean Madeira falou sobre os projetos Centro de Excelência e de Formação Esportiva. “Acreditar e investir no esporte gera resultados imediatos. O jovem precisa dessa atenção especial, portanto, a criação dos Centros de Formação vai gerar mais oportunidades para aqueles que buscam uma oportunidade. Já os Centros de Excelência terão seu trabalho ainda mais competente no trabalho com atletas de ponta”, concluiu o secretário.
Confira as 44 cidades atendidas pelos programas:
Formação Excelência Excelência + Formação
São Paulo São Paulo São Paulo
Bastos Guarulhos Santos
Ribeirão Preto Osasco Presidente Prudente
Santos Cubatão
Divinolândia Itapetininga
Presidente Prudente São José dos Campos
Praia Grande Piracicaba
Sertãozinho Taubaté
Campinas Mauá
São José do Rio Preto Fernandópolis
Barretos Americana
São Caetano do Sul Atibaia
Votuporanga São Bernardo do Campo
Agudos
Santos
Santo Anastácio
Platina
Assis
Cândido Mota
Ocauçu
Gália
São Vicente
Cubatão
Rio das Pedras
Cerquilho
Jumirim
Tietê
Taboão da Serra
Sumaré
Guarujá
Promissão
Presidente Prudente
Dracena
Peruíbe
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do
Estado de São Paulo