sex, 04/09/2015 - 04h11

Fortaleza abre oficialmente os Jogos Escolares da Juventude 2015

ceri_03.09.15_wa_-48Embaixadores do Evento os Atletas olímpicos e pan-americanos realizaram revezamento da tocha para o acendimento da Pira

No início da noite desta quinta-feira (3) aconteceu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos, no Ginásio Paulo Sarasate.

Participaram da cerimônia, o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier; o secretário chefe do Gabinete do governador do Ceará, Élcio Batista; o secretário chefe Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Márcio Lopes; o secretário do Esporte do Estado do Ceará, Jeová Mota, além de atletas olímpicos, pan-americanos e embaixadores dos Jogos Escolares. O Coordenador Estadual de Esporte e Lazer, Alex Costa de Lima, prestigiou o evento e representou o Estado de São Paulo, acompanhado do Chefe da Delegação, Cláudio Roberto dos Santos.

11895017_10154143736091521_1098964962712275699_o

O mestre de cerimônias foi o medalhista olímpico de judô, Flávio Canto. As atividades começaram com exposições artísticas e vídeo. A Companhia de Ritmos e Danças Populares Cordapés, uma ONG que trabalha com jovens, apresentando a cultura brasileira e nordestina com garotos e garotas, vestidos de Lampião e Maria Bonita, dançaram xaxado e baião.

Os atletas de cada delegação carregaram as bandeiras dos respectivos estados, entoaram o Hino Nacional e acompanharam o show de luzes e sons preparados para celebrar o início da maior competição esportiva escolar do país. O juramento dos atletas foi feito pela judoca cearense Katia Alves, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Aldaci Barbosa. A árbitra de natação, Andréa Coelho fez o juramento dos árbitros.

11229836_10154143737051521_7993260312094590708_oAcendimento da pira – A onça pintada Ginga, mascote do Time Brasil, encantou os atletas com uma participação especial e cheia de graça, em seguida, Ginga abriu o revezamento da tocha para o acendimento revezando com atletas olímpicos e pan-americanos, passou para o ex-maratonista, Vanderlei Cordeiro de Lima, que em seguida passou para as mãos da mesatenista, Lígia Silva, depois o jogador de badminton, Luiz Henrique Santos Júnior, da ciclista, Ana Paula Casetta, do lutador olímpico, Antoine Jaoude, do cearense Natanael Pereira (Ele foi pré-selecionado pela Coca-Cola para ser um dos carregadores da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por sua postura ativa no desporto), passando para a ginasta, Luisa Matsuo e finalizando com a nadadora, Joanna Maranhão e o judoca, Luciano Côrrea, que foram os responsáveis pelo momento mais esperado da noite: o acendimento da pira, marcando o fim da festa e início da competição.

RecuperaImagemRecortada.ashx

Embaixadores dos Jogos – Mais cedo um evento na Arena Castelão, apresentou  alguns dos embaixadores, entre eles: Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos Junior (badminton), Ana Paula Casetta (ciclismo), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Luciano Correa (judô), Joanna Maranhão (natação) e Ligia Silva (tênis de mesa).

O ex-maratonista e medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima,  disse que está ansioso para interagir com os jovens atletas. “A escola me deu a oportunidade de conhecer o esporte. Estar aqui e fazer parte deste grande time de embaixadores é uma forma de retribuir tudo aquilo que o esporte me proporcionou. O esporte tem um poder de transformação muito grande. Transformou a minha vida e pode transformar a desses jovens também””, declarou o único brasileiro a receber do Comitê Olímpico Internacional (COI) a medalha Pierre de Coubertin.

Completam o time de embaixadores do Jogos Escolares Fortaleza 2015, Josuel Santos (basquete), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal), Deborah Hannah (handebol), Antoine Jaoude (lutas) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei). Todos acompanharão o desempenho dos estudantes-atletas durante o evento.

Fotos: Saulo Cruz/Exemplus/COB, Washington Alves/Exemplus/COB e Wagner Carmo/Exemplus/COB