sex, 19/05/2023 - 01h43

Esportes realiza encontro com Grande São Paulo

Na manhã da última quarta-feira (17), a Secretaria de Estado de Esportes se reuniu com representantes de 20 cidades da Grande São Paulo para apresentar o calendário esportivo de 2023 e o projeto São Paulo Olímpico. O evento foi conduzido pelo coordenador de esportes, Paulo Sérgio Merino.

“Aqui, somos parceiros, Secretaria Estadual e secretarias municipais. Estamos aqui para atendermos, e o que estiver ao nosso alcance político e orçamentário, com nosso portfólio de equipamentos, programas e projetos, ou se tiverem ideias, serão muito bem recebidas pelo nosso grupo institucional”, deu as boas-vindas aos representantes, a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis.

O SP Olímpico visa a expandir os benefícios do esporte para crianças e adolescentes, com incentivo às práticas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. O programa será desenvolvido, principalmente, nas escolas municipais e estaduais, com a participação dos professores, tendo como parceiros as instituições privadas Sesi e Península.

O secretário Executivo da Secretaria Estadual de Esportes, José Roberto de Oliveira Souza, explica que o projeto é inovador e o maior já criado no estado. “Temos a Secretaria da Educação do Estado como a nossa principal parceira. O secretário da Educação, Renato Feder, deu essa abertura para que viéssemos intervir nas escolas estaduais, principal local de captação de novos talentos. Temos ainda a parceria com o Sesi para a implantação da metodologia e o Instituto Península, que contribuirá para cuidar de quem cuida da gente: o professor”.

Neste início, o projeto-piloto será implantado em dez cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto. Receberá o investimento de R$ 150 milhões da gestão atual e qualificação de 600 professores de educação física.

Merino acrescenta que a participação das secretarias de educação tanto estadual quanto municipal são essenciais para o direcionamento do projeto. “O São Paulo Olímpico é o maior e mais desafiador programa já criado no estado de são Paulo, sabemos dessa responsabilidade. Queremos impactar, com isso, os 645 municípios e suas escolas estaduais e municipais. Só no estado, temos 5,3 mil escolas e temos aproximadamente 3,5 milhões de alunos. Assim, esperamos que o projeto seja um modelo de política pública para a sociedade.”

O calendário esportivo, também apresentado na reunião, visa ampliar o acesso da população paulista às atividades esportivas, com diversas ações ao público específico, são elas: Jogos da Melhor Idade, Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Abertos, Copa de Ginástica Artística, Rítmica, Ginastrada, Campo Estadual de Futebol e Copa de Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Pró-Atletismo e Pró-Natação.