sex, 15/12/2023 - 05h02

Esporte em todos os cantos: o melhor da Secretaria de Esportes em 2023

Ano foi marcado pela estreia do Circuito Mais Mulher e recorde de participação nos Jogos Abertos

O ano está chegando ao fim e isso quer dizer que é chegada a hora das retrospectivas. Para a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, 2023 foi um ano especial, com um calendário rico em esportes em todo o Estado e grandes novidades. Separamos aqui seis momentos marcantes da pasta ao longo dos últimos 12 meses.

Jogos da Melhor Idade (JOMI)

Nos Jogos da Melhor Idade, os 60 são os novos 30. A competição é pensada exclusivamente às pessoas com idade a partir dos 60 anos que têm aptidão para alguma modalidade esportiva. A 25ª edição do JOMI teve duração de cinco meses, entre abril e setembro, e reuniu ao longo das fases regionais cerca de 15 mil participantes de 185 municípios. Na final estadual, São José do Rio Preto recebeu os melhores atletas classificados por meio das disputas nas oito Regiões Esportivas para a definição dos campeões em 14 modalidades. Sorocaba ficou com o título no geral, com 97 pontos.

Jogos Abertos do Interior

Completando 85 anos de história, a maior competição poliesportiva da América Latina bateu em 2023 o seu recorde de participação. Nos 11 dias de disputas em São José do Rio Preto, marcaram presença 168 municípios de todo o Estado de São Paulo, 1.095 equipes e 7.003 atletas. O campeão foi o mesmo das quatro edições anteriores: São José dos Campos, que com 28 medalhas (17 de ouro, oito de prata e três de bronze) somou 262 pontos na classificação geral e deixou para trás Santos, o vice, e São Caetano do Sul, o terceiro colocado.

Circuito Mais Mulher

Circuito Mais Mulher foi um sucesso em sua edição de estreia

Em seu primeiro ano, o Circuito Mais Mulher fez tanto sucesso que precisou ser desmembrado em duas edições, em março e em outubro. A ideia central do evento é incentivar a prática de atividade física às mulheres com idade a partir dos 15 anos, além de conscientizar para causas importantes do universo feminino, como a prevenção do câncer de mama. Foram ao todo oito etapas, passando pelas ruas da capital paulista, litoral e interior, e mais de 20 mil participantes diretas. Cada etapa contou com três modalidades: corrida de 5 e 10 km e caminhada de 3 km.

Arena Rio Pinheiros

Craques da história do vôlei brasileiro batendo uma bola em uma quadra no Rio Pinheiros. Essa cena parecia impensável até 2023, quando, com o apoio da Secretaria de Esportes do Estado, uma arena flutuante foi montada em um trecho do Rio Pinheiros, uma ação inédita para promover o lançamento da primeira edição da COB Expo, feira que reuniu alguns dos maiores agentes do esportes brasileiro. A Arena Pinheiros media 40 metros x 18 metros e recebeu campeões olímpicos como Murilo Endres, Serginho e Jackie Silva para jogos demonstração.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Foi com o lema “Esporte para todos” que o Programa de Desenvolvimento Paralímpico fechou o ano com 36 etapas realizadas e participantes de mais de 300 municípios do estado de São Paulo e 4.100 de horas de aulas práticas e teóricas. A parceria entre as secretarias de Esportes e do Direito da Pessoa com Deficiência de São Paulo capacitou 6,6 mil profissionais e alunos de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com alguma deficiência.

SLS

O Ginásio do Ibirapuera foi palco, em dezembro, do maior evento de skate street do mundo, a final da SLS Super Crown World Championship. Enquanto Rayssa Leal e Giovanni Vianna deram show na pista, fora dela, a Secretaria de Esportes do Estado de SP garantiu o entretenimento do público que passava pelo local. O estande da pasta dispunha de dois simuladores de realidade virtual em que era possível curtir a adrenalina de andar de skate pelas ruas. Fãs de skate e curiosos fizeram fila para curtir essa imersão nos dois dias de evento.

*Fotos: Prefeitura de São José dos Campos e Circuito Mais Mulher