sáb, 02/03/2024 - 03h53
Compartilhar

Esporte como política pública essencial é tema de discussão no Cosud

10ª edição do encontro aconteceu em Porto Alegre e reuniu representantes de sete estados

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo esteve presente entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março na 10ª edição do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) realizada na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O consórcio tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os governos de sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

O Grupo Técnico (GT) de Esportes discutiu na sexta-feira (1) o esporte como política pública fundamental ao cidadão. Com o tema “O Esporte além do Esporte”, medidas como a ampliação do financiamento com fortalecimento das leis orçamentárias e elaboração de marcos legais que valorizem o esporte foram tratadas.

Secretaria de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul

“A integração dos estados para elaboração de políticas públicas que visem o fortalecimento do esporte é fundamental. O esporte consegue agregar em todos os segmentos, sendo uma das vertentes essenciais para sociedade. Além de promover a saúde física e mental dos indivíduos, o esporte é uma ferramenta poderosa para a construção de valores como trabalho em equipe, disciplina, respeito mútuo e superação de desafios. A prática esportiva não só contribui para o desenvolvimento individual, mas também para a coesão social, criando laços de amizade e solidariedade entre os participantes. O esporte é inclusivo e oferece oportunidades para todos”, disse a coronel Helena Reis.

O GT também tratou sobre o impacto do esporte em diversas áreas, como saúde, educação, turismo, desenvolvimento social, segurança, entre outras. Foram também reforçadas as boas práticas entre as secretarias estaduais e a importância da criação de indicadores esportivos para fortalecimento das medidas e aplicação dos investimentos.

Além da secretária Helena Reis, estiveram presentes o chefe de Gabinete da Secretaria de Esportes de São Paulo, Estevan Rodrigues da Silva; o anfitrião do encontro, titular da Secretaria de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul, Danrlei de Deuso; o subsecretário de Esporte Educacional Comunitário e Lazer do Espírito Santo, Bruno Malias; o gerente de Formação e Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Leni Junior; o subsecretário de Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Tomás Mendes; e o diretor-geral da Secretaria do Esporte do Paraná, Ilson Augusto Rhoden.

*Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul