qui, 19/10/2023 - 09h00

Esporte como ferramenta de inclusão foi tema de 1º dia do Cosud

Evento foi aberto pelo governador Tarcísio de Freitas e se estende até sábado com a leitura da Carta São Paulo

A primeira rodada de palestras do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com o grupo temático de esportes, iniciada nesta quinta-feira (19), foi dedicada a exposições e estudos focados na importância da atividade física e no esporte como ferramenta de inclusão.

Até sábado, o grupo de trabalho de esportes estará dedicado em diagnosticar e identificar as oportunidades de desenvolvimento esportivo, impacto e na mensuração dos resultados de políticas integradas entre os participantes do consórcio.

“Temos um grupo de trabalho forte e determinado a valorizar o esporte e toda a cadeia que ele movimenta. Seguiremos com as discussões, compartilhando experiências e cases para, enfim, apresentar uma proposta integrada de desenvolvimento do nosso esporte”, afirmou a secretaria de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.

A atividade física e sua promoção em políticas públicas sólidas e que resultam na melhora da saúde da população foi o primeiro tema de exposição.

Consenso entre os Estados, o esporte é, sem dúvida, a ferramenta de transformação de vidas. Na base, forma-se o caráter, que é premissa básica para o estágio seguinte, o da introdução competitiva. A construção do atleta depende de condições multifatoriais. No alto rendimento, o esporte tem, fundamentalmente, a missão de inspirar, de ilustrar, de brotar na mente dos mais jovens a aspiração de vencer na vida, de mudar a própria trajetória e a de quem o rodeia.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. Nesta edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública, o site do evento é:  https://www.cosud.sp.gov.br/ .