Equipe de basquete de Rio Claro representa SP em final nos Jogos Escolares da Juventude
Conheça o atleta Giovani Baú da Silva, um dos responsáveis pela chegada à decisão de hoje (20/11), a partir das 15h45 no Ginásio Galegão
Hoje (20/11), São Paulo participa da final do basquete masculino dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC), na categoria de 15 a 17 anos. O estado será representado pelo Colégio Puríssimo Coração de Maria, de Rio Claro. O duelo decisivo ocorre no Ginásio Galegão, às 15h45, contra o Colégio Salesiano, de Pernambuco.
Para chegar à decisão, os paulistas superaram os paranaenses de Marechal Cândido Rondon, do Paraná, pelo placar de 90 a 61, ontem (19/11). Um dos destaques da equipe (que prima sempre em exaltar o espírito coletivo) foi o camisa 10, Giovani Baú da Silva, de 17 anos.
Nascido em Videira (SC), o estudante e atleta mudou-se este ano para Rio Claro para atuar na equipe do Puríssimo. A equipe que hoje disputa o título do torneio nacional se classificou anteriormente nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com finais em Piracicaba e Presidente Prudente.
“Temos uma equipe que cresce nos momentos de dificuldade por conta do nosso espírito coletivo, e desde o Jeesp estamos provando isso”, disse o atleta, que pela primeira vez representa o estado paulista na competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Por ter sempre resultados expressivos, as equipes de São Paulo muitas vezes são vaiadas e têm menos preferência entre atletas e público local. Sobre isso, Giovani disse não haver problemas. “Nossa forma de superar essa situação é jogando sério, com humildade, pés no chão e respeitando o adversário. A torcida contra ou a favor não pode interferir em nosso jogo”, disse.
Tendo como ídolos no basquete o primo Juliano Ciarini e o ex-atleta norte-americano Allen Iverson, Giovani deixa um recado antes da grande decisão. “Quero mandar um abraço para o pessoal da minha sala, o terceirão da turma 2, ao pessoal de Rio Claro que nos apoia e a todos da escola. Um abraço também para meus familiares de Santa Catarina que vieram me assistir”, concluiu.