qua, 17/05/2023 - 11h53

Embu das Artes sedia curso paralímpico do Estado

Programa tem como objetivo capacitar profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos para ensinarem esportes paralímpicos

Entre os dias 16 e 19 de maio, Embu das Artes recebe o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base.

O projeto tem como foco capacitar professores de educação física da rede pública e privada, entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

“É um evento muito importante de inclusão social. Durante os quatro dias, o programa trará conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico para os profissionais de educação física. Espero que aproveitem bem”, disse o analista sociocultural da Inspetoria Regional de Esporte de Osasco, Iberê Cossa Salvatori, em abertura do evento realizado no Centro Cultural Mestre Assis.

As aulas práticas da capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

A coordenadora de Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa, ressalta o recorde de inscrições em Embu das Artes, com 182 participantes. “Quando criamos o curso, o que queríamos era isto mesmo: ver a casa cheia com o maior número de profissionais professores de educação física interessados em agregar o conteúdo paralímpico e propagar para os seus pares, crianças e adultos, que são os nossos públicos. Acredito que, com o conhecimento adquirido, a população de Embu das Artes e região estará bem amparada com a atuação de vocês.”

O vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, falou do engajamento dos profissionais da e das mudanças significativas ocorridas nos últimos anos que têm transformado a cultura da prática esportiva na cidade. “Estamos felizes de receber essa capacitação paralímpica e não tenho dúvidas de que, pelo trabalho, dedicação e comprometimento de todos os profissionais, Embu das Artes vai tornar a cidade paralímpica do Brasil. Vocês educadores são a inspiração para o nosso jovem em torno.”

Até o momento, foram capacitados mais de 4000 participantes em mais de 48 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Já em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 28 cidades. Este ano, a capacitação já ocorreu nos municípios de Novo Horizonte, Bragança Paulista, São João da Boa Vista e Ourinhos. Clique aqui para conferir a agenda! Os interessados em participar do programa, podem se inscrever através do site https://paralimpico.com.br/.

Participaram também da mesa de abertura os representantes de Embu das Artes, o secretário de Governo, Nelson Pedroso; o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Calderoni (Luiz do Depósito); e o vereador de Embu das Artes, Sander Castro.