seg, 23/10/2023 - 02h01
Compartilhar

Ela venceu preconceito e hoje é promessa no Futebol Feminino

Aline Pimentel, do Red Bull Bragantino, faz sua estreia na Brasil Ladies Cup sub-20 nesta segunda-feira

Anote esse nome: Aline Pimentel. A atacante é uma das apostas do Red Bull Bragantino na Brasil Ladies Cup sub-20, competição patrocinada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e que tem início nesta segunda-feira (23).

Com 18 anos, Aline integra o profissional do time de Bragança Paulista, que ganhou recentemente o Campeonato Brasileiro da Série B. Para chegar ao atual estágio da carreira, no entanto, a jogadora precisou superar alguns obstáculos. Na pré-adolescência, Aline teve de treinar por um ano em uma equipe só com meninos em uma escolinha de futsal em Alagoas, sua cidade natal. Nesse período, ouviu insultos de alguns colegas.

“Os meninos mais velhos costumavam falar coisas como ‘lugar de mulher é na cozinha’, ou ‘futebol é pra homem’. Eu respondia dizendo que ia jogar sim. Alguns colegas me defendiam, falavam que eu era melhor que muitos lá”, lembra Aline, que não era poupada das divididas durante os treinos e jogos. “Eles não aliviavam pra mim não. Chegavam forte, dividiam. Como sou magrinha, tive dificuldades. Mas eu sempre fui muito técnica, então evitava o contato, achava uma jogada antes do menino se aproximar.”

Aline Pimental joga no profissional do Red Bull Bragantino

Aline deixou a casa dos pais, nas Alagoas, aos 12 anos. Foi jogar na base do Grêmio e, de lá, partiu para o Red Bull Bragantino, onde atua desde o início do ano. “Quando comecei, além da dificuldade financeira, de não ter dinheiro para viagens, alimentação, sentia muita saudade da minha família. Precisei sair de casa cedo. Abri mão de muita coisa para seguir carreira no futebol. Mas eu sempre tive na cabeça que seria uma boa jogadora. E ainda quero chegar mais longe: jogar na Europa, seleção brasileira.”

O Red Bull Bragantino está no grupo B da Brasil Ladies Cup sub-20, ao lado de Ferroviária, Aliança Goiás e Coritiba. A estreia da equipe acontece nesta segunda, contra o Coritiba, às 21 horas. As partidas terão transmissão ao vivo no Canal GOAT.

“A Brasil Ladies Cup é um torneio que proporciona mais visibilidade ao futebol feminino, e eu espero poder aproveitar cada minuto em campo. Vamos brigar pelo título. Nosso time está focado nesse objetivo”, finaliza Aline.

*Fotos: Red Bull Bragantino