ter, 28/11/2017 - 07h37
Compartilhar

Edifício da SELJ foi ponto de encontro de espetáculo performático

Grupo XIX de teatro realiza caminhada contemplativa por ruas e pontos históricos do centro de São Paulo

Antiga sede do Banco de São Paulo, o edifício que hoje abriga a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) é o ponto de encontro da Intervenção Dalloway: Rio dos Malefícios do Diabo, obra organizada pelo Grupo XIX de Teatro em parceria com a SELJ. O evento foi iniciado na última segunda-feira (27/11) e oferece uma caminhada por pontos históricos da região central da capital paulista e a contemplação da cidade.

O romance Mrs Dalloway de Virgínia Wolf (1882-1941) norteia a construção da performance. O grupo se inspirou pela fábula de uma mulher de classe alta que sai pela cidade e ao fim do dia dá uma festa em sua casa. “O livro é também sobre olhar e ser olhado. Sobre o que vemos, como vemos e como somos vistos no emaranhando de corpos que desfilam pelos centros urbanos diariamente”, conta o diretor do grupo, Luiz Fernando Marques.

A obra se passa num dia na vida dessa mulher que decide ir comprar as flores para a festa que dará à noite. Ela caminha pela Londres do século 19 imersa em seus pensamentos, cruzando com outras pessoas também em seus próprios pensamentos, todos ligados por uma rede invisível, submersa, que os une. Estudantes, comerciantes, donas de casa, um homem que irá se matar, talvez a rainha, que passa num carro oficial, todas essas trajetórias individuais unidas na sincronicidade das horas.

“Propomos assim, uma experiência de possíveis caminhos pela cidade de São Paulo do século 21, com suas contradições, sua frenética movimentação e todas as vidas individuais que se cruzam nesse espaço coletivo. Lembrando que é muito perigoso viver, por um só dia que seja”, explica a atriz Juliana Sanches.

SERVIÇO

Intervenção Dalloway: Rio dos Malefícios do Diabo

Ponto de encontro: Sede da SELJ

Endereço: Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo-SP

Data e hora: segunda a quinta-feira, a partir das 16 horas

Encerramento: 14 de dezembro

Entrada: gratuita (ordem de chegada)

Mais informações: https://www.facebook.com/grupoXIXdeteatro/videos/1730957543612949/

Conheça o edifício da SELJ: http://www.selj.sp.gov.br/?page_id=8958.