qui, 11/04/2024 - 01h28
Compartilhar

Do vôlei adaptado ao truco: essas são as modalidades em disputa no Jomi 2024

Primeira etapa do evento que prioriza o esporte e o bem-estar aos 60+ acontece no município de Casa Branca

A ação vai começar nos Jogos da Melhor Idade 2024. A competição para atletas com idade a partir dos 60 anos tem sua etapa inaugural já na próxima semana, entre os dias 16 e 21, no município de Casa Branca. Essas são as 14 modalidades que vão movimentar a 26ª edição do Jomi.

BURACO – Tradicional no Brasil, o buraco é jogado com dois baralhos de 52 cartas cada, num total de 104 cartas na mesa. Ele pode ser disputado por dois jogadores ou duas duplas e o objetivo é fazer o maior número de pontos, com a pontuação sendo calculada a partir das combinações de cartas que os jogadores baixam para a mesa.

BOCHA – Semelhante ao boliche, mas com regras completamente diferentes. Cada jogador recebe quatro bolas e os pontos são marcados quando a bola se posiciona o mais próximo possível do bolim, a bola menor que é lançada inicialmente como alvo. Uma partida de bocha pode ser disputada entre duas pessoas ou entre equipes e ganha quem que tiver a bocha mais próxima do bolim ao final dos lançamentos.

VÔLEI ADAPTADO – Assim como no vôlei convencional, o vôlei adaptado é jogado em uma quadra, com uma rede dividindo a quadra ao meio. A diferença é que o atleta pode segurar a bola antes de passar a um companheiro ou de arremessá-la ao campo adversário. É também proibido saltar com a bola sob domínio.

DAMAS – Com mais de 5 mil anos de existência, a damas é um jogo de tabuleiro com um objetivo simples: eliminar as peças do seu adversário. Para isso, é necessário pular sobre as peças para capturá-las.

COREOGRAFIA – Equipes com no máximo 12 integrantes se apresentam no tempo entre 3 e 5 minutos. Não é uma exibição musical. Os grupos iniciam a apresentação com um ‘release’, que é uma introdução da temática da coreografia. São julgados cinco aspectos técnicos para determinar o vencedor: composição coreográfica, utilização espacial, ritmo e sincronismo, visual e originalidade e técnica e execução.

A competição de coreografias é um dos pontos altos do Jomi

MALHA – Na malha, cada equipe (com dois ou quatro membros) lançam as malhas, ou discos, na intenção de derrubar o pino da outra cabeceira ou deixar a malha o mais próximo possível do alvo.

XADREZ – O tabuleiro é dividido em 64 casas, nas cores branca e preta. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro, a mesma quantidade de peças, na cor preta. Cada jogador tem direito a um lance por vez. Vence quem ‘comer’ as peças do oponente, configurando assim o xeque-mate.

NATAÇÃO – São sete categorias em disputa e as distâncias são determinadas de acordo com a faixa etária. As provas em disputa são nado livre e nado costas, e os atletas podem optar por competir em ambas.

TÊNIS – Jogos disputados em melhor de dois sets. Em caso de empate em 1 a 1, um set desempate é disputado. Os atletas se dividem em duas categorias: A, de 60 a 69 anos, e B, acima dos 70.

TÊNIS DE MESA – Jogos disputados em melhor de cinco sets de até 11 pontos. Os atletas se dividem em duas categorias: A, de 60 a 69 anos, e B, acima dos 70.

DANÇA DE SALÃO – Dança entre casais. São três categorias em disputa: A (dos 60 aos 69 anos), B (dos 70 aos 79 anos) e C (acima dos 80). Na categoria A, os estilos são samba e tango; no B, valsa e samba, e no C, valsa e bolero. O corpo de jurados avaliará critérios como diversidade de passos, expressão, elegância, ritmo e sincronismo.

DOMINÓ – Cada jogador tem sete peças numeradas em mãos. A missão é dar continuidade a peças que são jogadas na mesa e ser o primeiro a se livrar de todas as suas peças.

ATLETISMO – São sete categorias, que vão dos 60 anos até 90+, e duas modalidades de provas: a de pista, que é corrida, e a da campo, que é o arremesso de peso. Cada categoria tem uma metragem para definição do vencedor distinta.

TRUCO – Geralmente é jogado por quatro pessoas, uma dupla contra a outra. Cada integrante recebe três cartas, cada rodada tem três turnos e quem tiver mais vitórias ganha um ponto. Os participantes podem ganhar três, seis, nove ou 12 pontos se algum jogador pedir truco e for aceito.

*Fotos: Prefeitura de Jundiaí e Fernando Lambert