sáb, 06/04/2024 - 08h41

Dia Mundial da Atividade Física: os 30 minutos que podem mudar a sua vida

Uma ida ao banco a pé ajuda a melhorar os níveis de saúde

O que dá para fazer em 30 minutos? Coisas triviais como preparar um almoço, assistir ao episódio de uma série ou até mesmo estudar para a prova da faculdade. E dá também para melhorar a qualidade de vida.

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 minutos diários de atividade física já ajudam a combater o sedentarismo. Foi para reforçar essa mensagem que a entidade criou o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado todo 6 de abril.

Mas não pense que é preciso se exercitar como um atleta de alto rendimento para vencer o desafio dos 30 minutos. Uma simples caminhada pelo quarteirão ou uma troca do elevador pela escada entram no cálculo.

A regra da OMS é clara: cada passo conta

“Todos os dias, 30 minutos. Sempre que falamos sobre atividade física, a recomendação é essa. Seja para você, sua mãe, sua avó. Independentemente da idade, qualquer um pode inserir essa rotina de movimentos. É uma prática simples. A ideia é somar os movimentos ao longo do dia, em atividades como ir ao banco, brincar com os filhos, subir uma escada em vez de usar o elevador. Nunca se esqueça: cada passo conta”, explica Timóteo Araújo, coordenador técnico da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Timóteo Araújo.

Os benefícios de se praticar exercício físico com regularidade são imensuráveis, mas aqui vão alguns deles: auxílio no combate à obesidade e ao estresse, redução na pressão arterial e melhora na autoestima. Isso sem falar que uma caminhada ajuda na socialização. “Uma das coisas mais interessantes da atividade física, sobretudo ao ar livre, é que ela permite que você conheça outras pessoas, faça amigos”, conta Timóteo.

A ideia dos 30 minutos não mira na completa transformação física. Se o foco é ganhar massa, músculo, a demanda passa a ser outra. Exercícios moderados não entregam os mesmos resultados que um treino orientado em uma academia.

De qualquer maneira, seja a atividade intensa ou moderada, uma visita periódica ao médico é altamente recomendada. “É sempre bom ter o acompanhamento médico. Nosso corpo é uma máquina, e precisamos trabalhar para que ela não falhe. Um check-up anual, se a sua saúde estiver em dia, é mais do que adequado”, comenta Timóteo.

Esporte é terapia

Para a empresária Yara Simões, o esporte foi uma tábua de salvação em um dos momentos mais dramáticos de sua vida. Ela ainda se recuperava das sequelas da Covid que contraiu em 2020 quando resolveu mergulhar de cabeça no mundo das corridas de rua.

“Tenho uma saúde cheia de desafios, sofro de dores crônicas e o Covid mudou muito o funcionamento do meu corpo. Sempre fui muito ativa, mas só há três anos que consegui retomar a disciplina da prática diária e a minha melhora foi de 200%. Sinto que a atividade me ajuda a focar mais no trabalho, nos estudos, a desenvolver a minha criatividade”, diz ela.

Para além do físico, o psicológico é outra premiado com a rotina de exercícios. “Atividade física para mim é sinônimo de saúde física e, principalmente, mental. Eu amo me exercitar. Esse tempo é inegociável, é terapêutico. É o momento em que eu esvazio a minha cabeça e foco nos meus limites e superações. Atividade fisica é também sobre autoconhecimento.”

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo oferece várias modalidades esportivas de forma gratuita em seus complexos esportivos. Descubra aqui o equipamento mais próximo e entre nessa corrente por um mundo mais ativo e saudável.

*Fotos: Circuito Pé na Areia