Delegação paulista desembarca em Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude
Em sua primeira realização no interior do Estado de São Paulo, os Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, a 314 quilômetros da capital paulista, contará com 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização, sendo 49 colaboradores de diversas áreas do COB e 150 do Comitê Organizador. Outras 30 pessoas são parte do Comitê Local, formado pela equipe da prefeitura de Ribeirão Preto.
A abertura dos Jogos da Juventude acontece nesta sexta-feira (01) e tem presença confirmada da secretaria de Estado de Esportes, coronel Helena Reis. A delegação paulista será formada por 206 pessoas, sendo 171 atletas.
Toda a competição reúne cerca de 4 mil atletas com até 17 anos, que estudam em escolas públicas e privadas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
“Desejo muita sorte ao nosso time de atletas e a nossa delegação durante os Jogos da Juventude, aqui em Ribeirão Preto. Saúdo a todas as delegações e que seja uma festa de muita alegria”, disse Helena Reis.
Os mais de quatro mil atletas estarão divididos em 18 modalidades: Águas Abertas, Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Esgrima, Ginástica Artística, Giástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Vôlei de Praia, Voleibol e Wrestling.
”Os Jogos da Juventude são realizados pelo COB há mais de 20 anos. São uma grande oportunidade para os jovens esportistas do país mostrarem seus valores e suas habilidades. Antes mesmo desta etapa nacional, cerca de 2 milhões de atletas passaram por seletivas lideradas pelos estados e o Distrito Federal”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, em seu discurso.
Sobre os Jogos
Evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.000 atletas com até 17 anos oriundos de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.