qua, 25/11/2015 - 10h42
Compartilhar

Delegação de São Paulo participa das Paralimpíadas Escolares

image1Ocorreu na terça-feira (24), em Natal (RN), a edição 2015 das Paralimpíadas Escolares. Neste ano a competição vai reunir mais de 700 atletas de 12 a 17 anos representando 24 estados, o Distrito Federal e o Reino Unido nas disputas em oito modalidades: atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7, entre os dias 25 e 27 de novembro.

O Coordenador Estadual de Esporte e Lazer, Alex Costa de Lima, representou o Secretário Estadual, Jean Madeira, acompanhado do chefe da delegação de SP, Sérgio Gatto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participaram da cerimônia de Abertura que ocorreu no Centro de Eventos de Natal.

Dentre as autoridades, participaram da cerimônia, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, André Passos, o Governador do Rio grande do Norte, Robinson e sua esposa, a primeira-dama estadual, Juliane Faria, atletas das delegações, convidados e população em geral.

 

Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas Escolares – É organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006. Em 2009 ganhou o formato de disputa atual e têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Desta forma, os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo Bolsa Atleta de nível escolar.

A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012, e medalhista nos mundiais de Lyon-2013 e Doha-2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow-2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.