sex, 27/10/2023 - 01h34
Compartilhar

Da academia pra rua: corredora encontrou a liberdade na corrida ao ar livre

Perto dos 60, Mara Ruzza mira São Silvestre em 2026 e espera completar 200 provas

Para Mara Ruzza, 56 anos, correr na esteira cercada por paredes de concreto de uma academia nunca foi o bastante. Ela queria mais. Queria sentir-se livre, contemplar novas paisagens. Foi assim que ela mergulhou no universo da corrida de rua e fez dela a sua grande paixão.

“Sempre gostei de esportes, mas a corrida na esteira da academia era algo muito fechado, sentia que aquele exercício não me completava. Precisava de liberdade, mesmo dentro da cidade de São Paulo, onde tudo é muito corrido, a vida é maluca, insegura. Foi aí que comecei a correr nas avenidas. Isso me trouxe uma liberdade tão grande, algo que você não encontra dentro de uma academia. Corrida para mim é sinônimo de liberdade”, conta Mara.

A corrida entrou na vida de Mara como um mantra. Salvo algum grande empecilho, ela corre todos os dias, faça chuva ou faça sol. “A corrida melhorou não só a questão física e de qualidade de vida, como também a minha disposição e autoestima. Passei a acordar mais cedo e a me concentrar mais”, diz ela, que classifica a largada de prova como um dos momentos mais emocionantes de uma corrida. “A largada mistura euforia, entusiasmo, o coração bate mais forte, parece até que vai sair do peito.”

Desde que começou a correr, há 12 anos, Mara já participou de 60 provas. O objetivo para os próximos anos é mais do que dobrar esse número. “Quero correr pelo menos 200 provas. Sonho em correr a São Silvestre. Para esse ano não será possível, mas meu plano é estar em 2026, quando comemoro os meus 60 anos.”

Circuito Mais Mulher

No mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, realiza a segunda edição do Circuito Mais Mulher.

Com estimativa de público participante de 7 mil pessoas, a iniciativa é dedicada exclusivamente a mulheres adultas e adolescentes, com idade a partir dos 15 anos. O Circuito está dividido em quatro etapas: São Sebastião (29/10), Avaré (12/11), Santa Fé do Sul (19/11) e Bauru (26/11). O evento é gratuito e todas as informações estão disponíveis no www.circuitomaismulher.sp.gov.br.

*Foto: Acervo pessoal