qua, 09/09/2015 - 12h31

Coordenador Estadual da SELJ prestigia Jogos Escolares da Juventude

11994442_531541580336629_1718001938_nDelegação de São Paulo é um dos destaques nos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015

O Coordenador Estadual de Esporte e Lazer, Alex Costa de Lima, acompanhou e visitou as estruturas dos JEJ – Jogos Escolares da Juventude 2015, que acontecem de 3 a 12 de setembro em Fortaleza/CE, acompanhado do Chefe da Delegação do Estado de São Paulo, Cláudio Roberto dos Santos. Alex e Cláudio, reuniram-se na segunda-feira (7) com o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, para falarem do andamento dos jogos e dos trabalhos que o Estado de SP vem desenvolvendo para o esporte, o lazer e a juventude paulista.

A primeira fase dos Jogos Escolares, aconteceram de 03 a 7 de setembro e ocorreram as competições individuas; o Coordenador,  fez questão de visitar cada modalidade esportiva: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez, assistindo e torcendo pelos atletas paulistas. Alguns felizes com as vitórias, outros as vezes, chateados com a perda da competição. O que não faltou, foi o apoio dos professores, dos colegas da delegação de SP e até da torcida de outros estados do país.

São Paulo é um dos destaques dos jogos, na primeira fase foram, 26 ouros, 26 pratas e 15 bonzes, dando ao Estado a primeira colocação no quadro de medalhas, deixando Paraná, na segunda colocação com 20 ouros, 14 pratas e 16 bronzes, já o Rio de Janeiro, está na terceira colocação com 17 ouros, 7 pratas e 18 bronzes.

11992653_531541577003296_293006788_nPara Hubner, o Estado de SP, faz um excelente trabalho para o esporte, com bons exemplos de atletas que passaram pelos JEJ. ” Os últimos anos tem demostrado que as regiões do Brasil acabam melhorando as suas disputas, o mais importante pra nós é que não existe concentração de resultado, e isso dá uma visibilidade do projeto. Efetivamente que São Paulo, tem um investimento de grande monte em relação aos outros estados, pela sua população, pelo PIB, pela riqueza própria e pela política esportiva que adota. Nessa categoria isso ainda não é tão sensível aos resultados, que eu acredito que seja o grande objetivo do Jogos, que é ter mais crianças praticando esporte, vamos ter mais escolas envolvidas na atividade física. A partir do momento que temos um grande contingente de pessoas envolvidas, naturalmente os melhores vão surgindo. São Paulo tem se demonstrado eficiente em muitas modalidades, cito como exemplo, o Colégio Amorim, com o atleta Brandonn Pierre, que acabou de ganhar a primeira medalha de natação nos 1500m no Campeonato Mundial Junior, ele participou do Jogos Escolares e participou também na Austrália em 2013, alem de outros atletas do Estado que são destaques hoje no mundo e passaram pelo Jogos Escolares. Nós sabemos do investimento, do trabalho, da importância de São Paulo no cenário nacional e ao mesmo tempo o estado oportuniza com seus bons exemplos, que outros estados venham melhorando. Isso faz com que a gente cresça no cenário nacional com todas as possibilidades que são apresentadas”, concluiu o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner.

A Coordenadoria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, acredita no investimento das categorias iniciantes do esporte, por isso investe no JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo e nos JAJ – Jogos Abertos da Juventude. “Visitando e acompanhando os Jogos Escolares da Juventude, eu puder ver e compreender o funcionamento e a estrutura necessária, para que SP venha investir e melhorar cada vez mais a sua participação e sua performance nos Jogos Escolares. São Paulo realiza durante o ano fases sub-regionais, regionais e final estadual do JEESP, que define os campeões das modalidades que participam desta etapa nacional do JEJ”, finalizou Alex Costa de Lima, Coordenador Estadual de Esporte e Lazer.

São Paulo – A Delegação de São Paulo participa com 192 pessoas, sendo 165 atletas, 7 representantes da Delegação e 20 técnicos. Os atletas disputaram todas as modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Jogos – Entre os dias 4 e 12 de setembro, em Fortaleza, serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A programação completa com locais de competição das 13 modalidades está no site http://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.

por André Guimarães