ter, 22/09/2015 - 11h18

Comunidade Aldeia do Guarujá é contemplada com tatames

Erik Teixeira-27A SELJ entregou na manhã desta segunda-feira (21) placas de tatames para o Projeto Comunidade Nostra de Jiu-jitsu da igreja Palavra da Vida, no bairro Aldeia, no município de Guarujá.

O Secretário Estadual, Jean Madeira, visitou o local, acompanhado do Deputado Estadual, Wellington Moura e do Secretário de Esporte e Lazer municipal, André Luiz Barbosa da Silva. Madeira realizou um treino com demostração de golpes de judô e fez a entrega de placas de tatames para o Professor Felipe Ferreira (mais conhecido como Alemão da Aldeia), acompanhado de alguns atletas do projeto que são medalhistas do principais campeonatos de jiu-jitsu, como: paulista, brasileiro e pan-americano e ainda conversou com os atletas, pais e professores, falando da importância do esporte na prevenção às drogas.

“Para nós do Governo do Estado de São Paulo, é de suma importância a doação das placas de tatames. O espaço poderá ser utilizado para aulas de jiu-jtsu e outras modalidades de artes marciais como: karatê, judô, capoeira, muay-thai. Quero agradecer o esforço de cada pessoa que contribui para que hoje a casa do professor Felipe se tornasse o projeto. Não seria válido de nada, se cada um de vocês, atletas e pais não fizessem a parte parte que cabe a vocês. Parabéns Professor Felipe Ferreira, pelo excelente trabalho desenvolvido. Parabéns aos atletas, primeiro por sonhar e se esforçarem em querer uma vida melhor, por persistir, por estarem longe das drogas e por serem campões e referencias para outros jovens. Parabéns aos pais, por apoiarem e acreditarem que a vida dos filhos será diferente quando ele está envolvido com o esporte que traz, disciplina, respeito e qualidade de vida. Atletas quero falar ainda com vocês sobre as drogas. As drogas estão espalhadas por todos os lugares e classes sociais, e só existe um forma de estar longe das drogas, é estar próximo do esporte. Quanto mais próximo do esporte, mais longe das drogas. Afinal não tem como um atleta usar cocaína, maconha, crack e aplicar um golpe de jjiu-jtsu, ele não tem reflexo, o corpo não responde. Convidem seus amigos e seus familiares para estarem aqui nesse projeto com vocês, longe das drogas e próximo do esporte”, finalizou Jean Madeira, Secretário Estadual da SELJ.

Projeto – O projeto começou em 25 de agosto de 2010, na sala da casa do professor Felipe Ferreira, com crianças de 5 a 17 anos. Hoje são aproximadamente 100 crianças, e a casa toda faz parte do projeto, que além de aulas de jiu-jitsu, possui ainda aulas de futebol, dança de rua, ginástica funcional, padaria artesal, envolvendo toda a comunidade. A Prefeitura de Guarujá, possui um convênio com o projeto e contribui com R$48 mil anuais, para auxilio em competições, quimonos, estrutura e manutenção do local, outras empresas portuárias também ajudam.

Erik Teixeira-69Sonho realizado – O Professor Felipe Ferreira, emociona-se ao falar das crianças do projeto. “O Projeto para mim, é minha vida. Minha sala começou com 12 placas finas de tatames. Eu tirei os móveis e comecei a dar aulas, eu abri mão do meu emprego para dar aulas e ficar aqui no projeto. É uma realização pra mim, só nesse ano de 2015, as crianças já conquistaram mais de 130 medalhas. Ver a educação das crianças, a humildade, a perseverança, a alegria no rosto delas, não tem preço (emocionado), o projeto transformou a vidas dessas crianças, dando a elas perspectivas melhores. A maioria das crianças vive em estado de vulnerabilidade muito grande com envolvimento de drogas. Temos vários exemplos como o Gustavo Moderno (12), ele é Primeiro lugar no ranking Paulista 2015, vice-campeão brasileiro, campeão mundial, e bronze no Pan-Americano. O jiu-jitsu é o estilo de vida deles. Eles tem metas a serem cumpridas, boas notas na escola e presença nas aulas de jiu-jitsu. Afinal sabemos que o estudo vai abrir portas em qualquer lugar. Hoje estamos realizando um sonho, recebemos do Estado os tatames profissionais, que fará todo o diferencial para os atletas, que já se destacam nos principais campeonatos de jiu-jitsu”.

No sábado (19) o projeto participou com 25 atletas do Campeonato Paulista, realizado no município de Barueri e conquistou 18 medalhas, sendo: 6 ouro, 6 prata e 6 bronze. No domingo (20) participaram com 16 atletas do Pan-Americano realizado em São Paulo e conquistaram 16 medalhas, sendo: 6 ouro, 7 prata e 3 bronze.

Fotos: Clique aqui

por André Guimarães