sex, 20/01/2017 - 05h25
Compartilhar

Complexo do Ibirapuera completa 60 anos no dia do aniversário de São Paulo

5964115648_60506a1e9b_b

Área que compreende ginásio, estádio e conjunto esportivo já recebeu de Muhammad Ali a Rolling Stones, e foi palco do treinamento de atletas nacionais como Maurreen Maggi  

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Complexo do Ibirapuera e administrado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) do Governo de São Paulo, completa 60 anos nesta terça-feira, 25, dia do aniversário de São Paulo.

 

Inaugurado em 1957, o renomado equipamento ocupa uma área de 95 mil metros quadrados que compreende o Ginásio Geraldo José de Almeida, o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

 

O nome é uma homenagem ao advogado e procurador fiscal que dedicou 46 anos de sua vida ao esporte. Constâncio foi decatleta e presidente da delegação Olímpica nos jogos de Berlim, em 1936.

 

O local já foi palco de diversos eventos esportivos e shows de artistas consagrados, nacionais e internacionais. Os pugilistas Muhammad Ali e Eder Jofre, os tenistas Gustavo Kuerten e Roger Federer, os nadadores Gustavo Borges e Cesar Cielo, os judocas Rafael Silva, Rafaela Silva, Henrique Guimarães e Tiago Camilo, as jogadoras de basquete Hortência e “Magic Paula” e grandes nomes do voleibol como Bernard, Tande, Bernardinho, Fernanda Venturini, Fernanda Garay e Marcelo Negrão são alguns exemplos de atletas que passaram pelo Ibirapuera. Muitos também se formaram treinando na estrutura do complexo, como Maureen Maggi e Jadel Gregório.

 

O ginásio já recebeu shows de grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, e Milton Nascimento, e também internacional, como Van Halen, Metallica, New Order, Rolling Stones e Bob Dylan. Em 2012, os 24 shows do violinista e regente holandês André Rieu atraíram um público de 120 mil pessoas, recorde do Ibirapuera. Em 2000, um suplemento de turismo do jornal New York Times mencionou que os shows do complexo estariam entre as melhores atrações da cidade.

 

O conjunto possui um alojamento para 340 pessoas, tem três auditórios para 300 pessoas, três salas de condicionamento físico, sala de arco e flecha, uma pequena pista de corrida, parque para recreação, três quadras oficiais de tênis, duas quadras poliesportivas descobertas e estacionamento para 550 veículos. Fica na Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso.