ter, 16/04/2024 - 11h49
Compartilhar

Começou! Casa Branca dá a largada para os Jogos da Melhor Idade

Logo após o acendimento da tocha, disputa de coreografias distribuiu as primeiras medalhas do Jomi 2024

Com direito a show de luzes, DJ e uma grandiosa cerimônia de abertura, os Jogos da Melhor Idade (JOMI) deram início à sua 26ª edição na noite desta terça-feira, 16 de abril, em Casa Branca. Criado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo com o intuito de promover a inclusão, o bem-estar e a prática esportiva para a terceira idade, o JOMI passa por oito cidades e estima levar mais de 15 mil atletas para a competição.

O município de Casa Branca, com pouco mais de 30 mil habitantes, iniciou a primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade 2024 com uma cerimônia de abertura grandiosa. O evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antonio de Castro Carvalho, contou com a presença de autoridades locais, 38 municípios participantes e mais de mil atletas. A noite foi marcada por um espetáculo de luzes, apresentações de DJ, ginástica local e o acendimento oficial da tocha da competição.

“É uma alegria para Casa Branca servir como sede do JOMI, e o acendimento da tocha trouxe uma luz especial à nossa cidade. Esta edição já se tornou um dos momentos mais significativos da minha vida, pois o acendimento foi verdadeiramente magnífico”, conta o atleta de 60 anos, César Lopes, que compete em coreografia e vôlei adaptado.

O JOMI 2024 estima ter mais de 15 mil atletas
O JOMI 2024 estima ter mais de 15 mil atletas

A primeira etapa do JOMI, que se estende até o dia 21 de abril, traz à disputa 14 modalidades esportivas, proporcionando aos atletas com mais de 60 anos cinco dias de atividade física e esportiva. Entre as modalidades disponíveis estão atletismo, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado, dança de salão, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, malha, truco e xadrez.

Com um torneio diversificado, os Jogos da Melhor Idade incentivam não apenas a prática esportiva, mas também promovem o convívio social e o espírito de competição de forma saudável e inclusiva. A competição é uma oportunidade para que os atletas 60+ demonstrem suas habilidades, compartilhem experiências e fortaleçam os laços de amizade. “Participo do JOMI há 11 anos e nunca o encarei como uma competição, mas como um espaço para fazer novos amigos, praticar esportes e mostrar a todos que o vôlei e o xadrez não são apenas para os jovens”, destaca a atleta Vera Alice Sartori, de 70 anos, de Casa Branca.

Além de Casa Branca, o JOMI passará por outras sete etapas, e os campeões nas categorias masculino e feminino de cada modalidade se classificarão para a final estadual.

Conheças as outras 7 cidades que o JOMI 2024 vai passar:

  • Casa Branca – 16 a 21/4
  • Bebedouro – 29/4 a 5/5
  • Ourinhos – 29/4 a 5/5
  • Campo Limpo Paulista – 29/4 a 5/5
  • Araçatuba – 29/4 a 5/5
  • São Bernardo do Campo – 13/5 a 19/5
  • Pindamonhangaba – 25/5 a 31/5
  • Itatiba – Final Estadual – 17/6 a 23/6

*Fotos:  Edson Sousa