dom, 08/10/2023 - 11h56

Cinco fatos sobre Presidente Prudente, sede dos dois próximos Jogos Abertos

Cidade ganhou o direito de receber a competição em 2024 e 2025

Os Jogos Abertos do Interior de 2024 e 2025 já têm palco. Será Presidente Prudente, eleita em votação realizada com representantes de todas as Diretorias Regionais de Esporte do Estado. Ainda falta um tempo para o maior evento poliesportivo da América Latina desembarcar na ‘Capital do Oeste Paulista’, mas aqui vai um aperitivo com algumas curiosidades sobre a cidade.

• 32 anos depois

Essa não será a primeira vez que Presidente Prudente recebe os Jogos Abertos. A cidade, que ainda busca o seu primeiro título, já foi sede em duas oportunidades: em 1980 e 1992. “Respiramos esporte por toda parte. Nossa infraestrutura é muito boa. Temos a pista da Unesp, que está sendo reformada e esperamos tê-la pronta para os Jogos Abertos. Esperamos fazer uma grande festa”, diz o prefeito de Presidente Prudente, Edson Tomazini.

• Um outro nome para Presidente Prudente

Vila Goulart. Sim, esse era o nome de Presidente Prudente até 1921, quando o local ganhou o status de município. Em 1890, o empresário Manoel Paulo Goulart comprou uma fazenda dentro do território onde hoje está Presidente Prudente e a batizou como Vila Goulart. Presidente Prudente é uma homenagem ao terceiro presidente do Brasil, Prudente José de Morais Barros.

• É prata, é prata, é prata!

O secretário de Esportes de Presidente Prudente pode encher o peito para dizer que é um medalhista olímpico. Na pasta desde 2021, o ex-velocista André Domingos tem quatro Olimpíadas no currículo, 1992, 1996, 2000 e 2004, e duas medalhas, uma de bronze e outra de prata. Em 2000, em Sydney, o atleta protagonizou uma das medalhas mais emocionantes do Brasil nos Jogos Olímpicos, ao integrar o revezamento 4×100 metros rasos, que foi da quarta para a segunda colocação nos últimos metros da prova.

• O maior do mundo?

Presidente Prudente tem muitas atrações, mas uma delas chama atenção pelo inusitado. Na cidade fica o maior pé de algodão do Brasil, com 5,80 metros. Não há catalogado no país um algodoeiro deste tamanho. Presidente Prudente é famosa pela sua produção de algodão. Existe até um evento para produtores chamado Tour do Algodão.

• Prudente na história do futebol brasileiro

Dois craques brasileiros escreveram seus nomes no Estádio Paulo Constantino, o popular Prudentão. Foi lá que em 2009 Ronaldo marcou contra o Palmeiras o seu primeiro gol pelo Corinthians. Na comemoração, o camisa 9 se agarrou ao alambrado, que cedeu após a chegada de alguns torcedores. Quem também fez história no Prudentão foi Neymar, que pelo Santos em 2011 marcou contra o Palmeiras o seu 100º gol como profissional.

*Foto: Prefeitura de Presidente Prudente