qua, 01/05/2024 - 09h14
Compartilhar

Brilho e emoção: Bebedouro inicia segunda etapa dos Jogos da Melhor Idade

Atleta de tênis de mesa ilumina ginásio e corações ao acender tocha do JOMI

Não foi só o sol que brilhou na tarde desta terça-feira, 30 de abril, em Bebedouro. O atleta de tênis de mesa, João Henrique Rebelato deixou o Ginásio Sérgio Batista Zacarelli ainda mais iluminado, caloroso e emocionado ao acender a tocha da segunda etapa dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). A competição acontece até o dia 5 de maio no município. 

Com temperaturas superando os 33 graus, Bebedouro deu início à segunda etapa da 26ª edição dos JOMI, uma iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo voltada para promover a inclusão, o bem-estar e a prática esportiva entre a terceira idade. “Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa para promover a integração e a qualidade de vida dos idosos”, afirma a secretária estadual de esportes, Helena Reis.

Entre os mais de 2 mil participantes desta etapa, o João Rebelato, atleta local e apaixonado pelo tênis de mesa, foi o escolhido para honrar o carregamento da tocha do JOMI e acender a pira. “Receber essa notícia foi emocionante. O esporte sempre foi uma parte essencial da minha vida, e vivenciar essa honra pela segunda vez é incrível”, compartilha emocionado. 

O atleta deixou o  Ginásio Sérgio Batista Zacarelli ainda mais radiante, caloroso e comovido. “Esta é a minha estreia nos JOMI e testemunhar a tocha acesa é uma emoção indescritível, um sentimento que transcende palavras”, compartilha Mara Otiga, atleta de coreografia do município de Motuca.

João Rebelato foi um dos responsável por carregar a tocha olímpica de 2016

Aos 81 anos, Rebelato já participou 10 vezes do JOMI nas modalidades de natação, vôlei adaptado e tênis de mesa, e desde a sua primeira participação enxergou a competição como um estímulo para os idosos buscarem uma vida mais ativa e saudável. “O JOMI oferece uma nova perspectiva. Os idosos agora têm uma ocupação, não apenas ficam em casa, mas treinam, praticam esportes”, destaca. João ainda oferece voluntariamente aulas de tênis de mesa para a população do município.

Os Jogos da Melhor Idade de Bebedouro seguem até o próximo domingo, 5 de maio, com a participação de 2 mil atletas representando 42 municípios do estado. Confira a programação aqui.

Além da Bebedouro, o JOMI também ocorre, nos próximos dias, em Araçatuba, marcando a terceira etapa do campeonato que percorrerá outras quatro cidades antes da grande final em Itatiba.

*Fotos: Edson Sousa