sex, 18/03/2016 - 05h31

Botucatu sedia a 1ª etapa do Jogos Regionais dos Idosos de 2016

Competição reúne mais de 1.400 atletas de 38 cidades paulistas

12273768_1180833991934591_216391047910931264_o
Acontece entre os dias 16 e 20 de março, na cidade de Botucatu a primeira etapa da 20ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI). Participam mais de 1.400 atletas com, no mínimo, 60 anos de idade, de 38 cidades da 3ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

A competição é realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Prefeitura de Botucatu. Entre atletas, treinadores, árbitros e demais integrantes das equipes, o município receberá mais de 2.000 pessoas nos próximos dias. Foram disponibilizadas 16 escolas do município para servir de alojamento aos atletas.

Na tarde desta quinta-feira (17) aconteceu a abertura oficial do JORI, no Ginásio de Esportes Mário Covas Jr., em Botucatu e contou com a participação do secretário da SELJ, Jean Madeira, acompanhado da esposa, Vanessa Madeira, do Coordenador Estadual de Esportes e Lazer, Alex Costa de Lima, do prefeito de Botucatu, João Cury, da primeira-dama municipal, Rachel Cury, o vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Junior, do secretário municipal de esportes, lazer e turismo, Prof. Antonio Carlos Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador André Rogério Barbosa e do superintendente da SABESP, Mario Pardini. Ocorreu o tradicional desfile das delegações e o acendimento da pira.

1655136_1180834088601248_4764949233978790374_o
Durante os discursos a primeira-dama ficou emocionada com a participação dos idosos e com Botucatu, sendo sede da primeira edição do Jori de 2016. O prefeito Cury, lembrou da trajetória e do momento de crise geral que enfrenta a pais. “Em meio às dificuldades poderíamos não ter os jogos dos idosos neste ano de 2016. Porém a Secretaria Estadual de Esporte, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP e nós da Prefeitura municipal, fizemos ajustes e com isso estamos aqui hoje com mais de 1400 idosos, dando uma lição de vida para cada um de nós”, conclui.

Madeira falou da importância dos Jogos Regionais dos Idosos para o Estado de SP, do entusiasmo, da alegria e do esforço de cada idoso representando seu município. “É com grande alegria e satisfação que hoje iniciamos a primeira etapa da 20ª edição dos Jogos Regionais dos idosos. Vocês são exemplos de superação para cada um de nós. O Jori acontece graças a sinergia do Governo Estadual com o Municipal. Não poderíamos em hipótese alguma deixar de realizar os jogos, que são tão importantes para os nossos idosos”, e finalizou “ser jovem é nunca deixar de sonhar! Parabéns a todos os funcionários da SELJ e da prefeitura municipal de Botucatu pelo espetáculo que temos aqui hoje”.

Sobre o JORI: Em 2015, mais de 14 mil pessoas participaram da competição, somando as 14 regiões administrativas do Estado de São Paulo. As modalidades em disputa este ano serão atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.

Após a disputa do JORI nas regiões administrativas, entre março e junho, as duas cidades mais bem classificadas em cada modalidade disputarão a 20ª edição dos Jogos Abertos do Idoso (JAI) no mês de junho, em Barretos.

Por André Guimarães