seg, 12/06/2023 - 04h02
Compartilhar

Bolsa Talento Esportivo: atleta paulista representa Brasil no Mundial de Patinação

Isabella Costa Latorre, mais conhecida como Isa Latorre, descobriu a paixão pela patinação aos 5 anos. Os pais dela sempre a incentivaram a fazer algum tipo de esporte e foi amor à primeira vista. Aos 10 anos ela foi para o centro de treinamento e hoje, aos 18 anos, integra a equipe da seleção brasileira no Mundial de Patinação que ocorre na Argentina.

No currículo, Isa Latorre já soma medalhas como Campeã Sulamericana Figuras, Campeã Sulamericana Quarteto Serior, Campeã Brasileira Dança Júnior, Campeã Brasileira Figuras Júnior e Vice Campeã brasileira Livre júnior.

Desde o fim do ano passado, a atleta é beneficiada pela Bolsa Talento Esportivo do Governo de São Paulo. Ela conta que conheceu o programa devido a um anúncio em uma rede social.

A atleta explica que o auxílio tem a ajudado bastante a seguir no esporte: “Vem sendo um recurso importantíssimo para auxiliar os gastos da patinação, como passagem para os campeonatos e inscrições”. E complementa: “as bolsas são de extrema importância, dá espaço e incentivo a nós atletas a de ter a oportunidade de fazer o que amamos e a evoluir”.

Isa Latorre treina de terça a domingo, no Saldanha da Gama, em Santos. Em dois períodos, manhã e tarde, e às vezes emenda treinos no período da noite. A atleta revelou que sempre foi o sonho dela participar do Mundial e que está muito feliz: “desde sempre o meu sonho foi ser convocada para o Mundial, e é surreal que as coisas estão caminhando para isso”.

No Mundial de Patinação na Argentina, ela irá concorrer nas categorias: livre, dança e quarteto. A competição acontece de 13 a 18 de junho.

Bolsa Talento Esportivo

A Bolsa Talento Esportivo, da Secretaria Estadual de Esportes, visa ampliar o alcance e incentivar o desporto. O benefício consiste na concessão de apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. O objetivo é de que tenham condições de aprimoramento, podendo melhorar sua performance para representar o Estado de São Paulo e o Brasil em competições nacionais e internacionais.

O apoio financeiro pode variar de R$ 415 a R$ 2.490 mensais, de acordo com a idade e a categoria de cada esportista beneficiado. Atualmente 543 atletas são beneficiados com o auxílio. As diferenças de valores dentro de uma categoria são definidas por mérito esportivo e tempo do atleta dentro do Programa.

Os pretendentes ao Bolsa Talento devem se inscrever ao projeto. Os pedidos são avaliados por uma Comissão de Análise designada pelo Secretário de Esportes.