ter, 20/09/2016 - 04h19
Compartilhar

Atletas paralímpicos são homenageados no Palácio dos Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin, secretário da SELJ, Paulo Gustavo Maiurino e secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência entregaram medalha do Mérito Esportivo aos esportistas

dsc_0208
Secretário Paulo Gustavo Maiurino premia atleta medalhista paralímpico.

Na manhã desta terça-feira (20), os atletas paulistas e pertencentes ao Time São Paulo (criado em 2011 numa parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e comitê Paraolímpico Brasileiro) que conquistaram medalhas e participaram dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, encarrados no último dia 18, foram homenageados pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino e pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella. Eles foram condecorados com a medalha do mérito esportivo do Estado de São Paulo. O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, também participou do evento.

Das 72 medalhas conquistadas pelo Brasil nas Paralimpíadas, 30 foram conquistadas por integrantes do Time São Paulo, o que corresponde a 42% das medalhas brasileiras e 57% das medalhas de ouro. O Estado de São Paulo foi o que mais cedeu atletas medalhistas na Olimpíada e na Paralimpíada Rio 2016. Foram homenageados também nesta terça cerca de 30 médicos fisiatras da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, responsáveis por atender mais de 4 mil atletas de todas as delegações paraolímpicas.

O governador Geraldo Alckmin valorizou a participação paulista e a organização brasileira para sediar os Jogos Paralímpicos. “Quero saudar os atletas que fizeram história. Esse é o maior espetáculo do planeta e o Brasil brilhou. Tivemos 156 países nas Paralimpíadas, 4.350 atletas e uma diversidade de modalidades. Deixamos também um legado importante, que é Centro Paraolímpico Brasileiro, um dos maiores do mundo”, disse o governador.

O secretário da SELJ, Paulo Gustavo Maiurino, elogiou os atletas e projetou resultados ainda melhores em 2020. “Para mim, temos aqui não super-heróis, mas sim atletas de alto rendimento que em algum momento passaram por dificuldades e as superaram. Temos o compromisso de manter e aumentar esse desempenho histórico do Estado de São Paulo”, concluiu.

Assessoria de Comunicação/SELJ.