sex, 19/04/2024 - 09h25

A espera chegou ao fim! De cara nova, ginásio em Pindorama volta a receber público após seis meses

Equipamento é o terceiro entregue no município desde janeiro de 2023

Em novembro de 2023, o ginásio esportivo Francisco Saravalli, no município de Pindorama, encerrou temporariamente as suas atividades para reformas estruturais. Não era um adeus, e sim um até logo.

Nesta quinta-feira (18), após seis meses sem receber atletas e comunidade pindoramenses, o Chico, como é conhecido, reabriu suas portas. E reabriu com estilo, revitalizado. Com um investimento de R$ 409.958,33, o equipamento recebeu novas redes de vôlei, tabelas de basquete, traves de futsal e handebol, bancos de reservas, luzes de LED e o piso vinílico antiderrapantes, importante para o amortecimento do impacto sobre as articulações durante saltos, diminuindo riscos de lesões.

Essa foi a primeira troca de piso do Chico desde a sua inauguração, em 1987, fato este comemorado por Giovani Cavassani, 20 anos, ponteiro do Ninetails Voleibol Pindorama e frequentador assíduo do espaço. “Em dias de chuva e vento, o antigo piso ficava escorregadio, atrapalhando a prática de esporte. Outro problema era a iluminação, já que com a fiação anterior a luz demorava muito para ligar e nem todos os holofotes funcionavam. Confesso que estou bem ansioso para testar o novo piso e a nova iluminação em um treino ou jogo.”

A secretária Helena Reis com o time de vôlei juvenil de Pindorama

A cerimônia de reabertura do ginásio contou com a presença da secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, do prefeito de Pindorama, Geraldo Felippe Júnior, do secretária municipal de Esporte e Cultura, Kleber Benedito da Silva, e de outras autoridades locais. Na sequência do descerramento das placas, os times de vôlei feminino e de futsal sub-7 de Pindorama fizeram as honras da casa e botaram a bola para rolar.

“Fico muito feliz em voltar a Pindorama, um município tão hospitaleiro. Ano passado entregamos aqui dois equipamentos. Esse ano, temos essa revitalização e futuramente queremos fazer mais. O esporte não pode parar por aqui”, disse Helena Reis.

A partir da próxima segunda-feira (22), o ginásio retoma as aulas regulares de futsal, karatê, jiu-jitsu, capoeira, dança e vôlei adaptado. São aproximadamente 800 alunos de todas as faixas etárias atendidos no espaço.

Essa foi a terceira entrega em Pindorama desde janeiro de 2023. O município já havia sido contemplado com uma Arena Lazer e uma pista de skate. Ainda na região de Catanduva, a Secretaria de Esportes também inaugurou uma Arena Lazer no município de Elisiário, em 2023.

Sala de troféus improvisada

Uma das coisas que mais chamam atenção ao entrar no ginásio Francisco Saravalli é o corredor de acesso à quadra lotado de troféus. Tem taça dos mais diversos tamanhos e das mais diversas modalidades. Ao todo, são 68 peças amontoadas em duas mesas.

A mesa repleta de troféus na entrada do ginásio

“Todos esses troféus são conquistados por atletas e equipes de Pindorama. E no gabinete da Prefeitura tem mais. A maior parte desses troféus vem de competições de futsal e karatê, modalidades em que Pindorama é forte”, conta o secretário municipal de Esporte e Cultura, Kleber Benedito da Silva.

Quem foi Francisco Saravalli

O esporte moldou a vida de Francisco Saravalli. Ele foi atleta na juventude e compôs a diretoria do Pindorama Esporte Clube, que jogou a Série A2 do futebol paulista em 1958 e 1959, as duas melhores campanhas da história do clube, hoje fora das competições oficiais. Nos anos 60, Francisco se dedicou à construção civil. Faleceu em 1982.

“Meu avô deixou um grande legado para o esporte de Pindorama. O Ginásio Francisco Saravalli é uma justa homenagem a este homem que fez tanto pela cidade”, destacou o neto de Francisco, João.

*Fotos: Matheus Candeloro