sex, 12/04/2024 - 04h28
Compartilhar

Revelação do Centro de Excelência, Némata Nikiema vence competições no Brasil e na Argentina

Atleta de Burkina Faso atinge melhor marca pessoal no Troféu Adhemar Ferreira de Atletismo

A primeira quinzena de abril de Németa Nikiema, atleta do salto em distância que treina no Centro de Excelência Esportiva, vai chegando ao fim de maneira brilhante. Isso porque ela venceu duas competições importantes, incluindo um novo recorde pessoal, no intervalo de apenas quatro dias.

Némata Nikiema (centro) no pódio do Troféu Adhemar Ferreira de Atletismo

No sábado (6), Némata, nascida em Burkina Faso e desde 2018 no Brasil, saltou 6,66 metros no Troféu Adhemar Ferreira de Atletismo e venceu a sua prova. Essa é a maior marca alcançada pela atleta de 20 anos.

Na quarta-feira (10), outra conquista, dessa vez além das fronteiras. Némata venceu o Continental Tour de Mar del Plata, na Argentina, com um salto de 6,47 metros.

“Eu estava preparada física e psicologicamente (para as duas competições), era só executar o que fiz nos treinos. Fiquei muito feliz. A gente tem que acreditar no nosso potencial. Quando você entra na competição confiante, sabendo do que é capaz, nada te impede. Minha temporada 2023 foi ruim, mas serviu de lição. 2024 vai ser o meu ano”, disse Némata, que ainda corre atrás de uma vaga para os Jogos de Paris – ela tem até junho para somar os pontos necessários.

Centro de Excelência Esportiva

O Centro de Excelência de São Bernardo do Campo é um local dedicado ao aprimoramento de atletas de judô e atletismo. Localizado na cidade de São Bernardo do Campo, o objetivo principal do centro é desenvolver talentos esportivos, proporcionando-lhes condições ideais para treinamento, competição e desenvolvimento físico, técnico e psicológico.

O Centro foi concebido em parceria da Secretaria de Esportes do Estado de SP com o município de São Bernardo do Campo.

Ao longo dos anos, o Centro cresceu em importância e reconhecimento, tornando-se um ponto de referência para o treinamento de atletas de judô e atletismo não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Sua origem está enraizada na visão de promover o esporte como um meio de desenvolvimento pessoal, social e competitivo, proporcionando oportunidades para atletas alcançarem o sucesso em suas respectivas disciplinas esportivas.

*Fotos: Gustavo Alves / CBAt