seg, 09/11/2015 - 08h21
Compartilhar

1º Festival Paulista de Parataekwondo e Paradesporto

Erik Teixeira-41Um domingo diferente para crianças, jovens, adultos e familiares, alguns com algum tipo de deficiência. A Academia Nascimento Fight Team, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de SP, através da DREL da Grande São Paulo e com apoio da ABADS, realizaram hoje (8), o 1º Festival Paulista de Parataekwondo e Paradesporto.

O Festival reuniu centenas de pessoas, equipes de várias academias, foram cerca de 200 participantes entre atletas e paratleta de taekwondo, com idade entre 5 e 30 anos, de várias localidades do Estado de SP, dentre elas: Atibaia, Diadema, Jabaquara e Capão Redondo.

O principal objetivo do festival é promover e fomentar a modalidade esportiva como forma de integração e apresentar o trabalho realizado no âmbito da luta que será integrada na grade paralímpica em 2020, pela primeira vez.

Participaram do festival, o Secretário Estadual da SELJ, Jean Madeira, a Secretária-adjunta, Lívia Galdino, o Diretor da DREL da Grande São Paulo, Jailson Aguiar, o Presidente da Liga Nacional de Taekwondo, Mestre Yeo Jim Kim, o da Presidente da Federação Brasileira de Parataekwondo e Presidente da Academia Nascimento Figth Team, Mestre Alan Nascimento, Mestre Whithe Pinheiro, a Presidente da ABADS, Pastora Maria Rosas, Tio Edson Marques, o Projeto Judô Para Todos (judocas com algum tipo deficiência), a Galera do Clik, agalera do Cosgamers Brasil, os atletas e paratletas de taekwondo, familiares e convidados.

Erik Teixeira-148A Presidente da ABADS, falou da alegria e do prazer em receber o festival “Nós estamos feliz em recebê-los e as portas da ABADS, está sempre de portas abertas para eventos como esse”.

Já o Secretário Estadual, parabenizou os organizadores, agradeceu a todos os presentes e finalizou: “O esporte tem um papel fundamental de ensinar as pessoas a vencerem, a progredir, a não desistir, a se superar. O encaminhamento dos pais é essencial para a prática esportiva dos filhos”.

Para o Mestre Nascimento, Presidente da Federação Brasileira de Parataekwondo e Presidente da Academia Nascimento Figth Team, “Os pais precisam enxergar, acreditar e incentivar os filhos a prática esportiva. Acredito que é através do esporte que conseguimos desenvolver e proporcionar a inclusão deles (os filhos), para o esporte competitivo”, concluiu.

 Fotos do Festival

por André Guimarães