ter, 11/04/2023 - 04h32
Compartilhar

11ª etapa do Paralímpico acontece em Bragança

Cidade recebeu a abertura do curso de capacitação nesta terça (11), com aulas práticas e teóricas até sexta (14)

Entre os dias 11 e 14 de abril, Bragança Paulista recebe o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, aos profissionais de educação física.

A diretora de Esporte e Lazer da DREL Campinas, Paula Guedes, em cerimônia de abertura, falou sobre a importância de a capacitação despertar interesse dos professores de educação física, incentivadores fundamentais em promover qualidade de vida.

“Vocês são as pessoas que amanhã trarão resultados motivadores para pessoas com deficiência a fazer alguma atividade física. Quando olhamos uma pessoa superando seus próprios limites, é maravilhoso. E começa com um trabalho, uma evolução a cada dia. O incentivo e a técnica vêm daqui, porque vocês são as molas propulsoras para mais qualidade de vida, mais amor, mais vontade de viver e mais superação. Vocês são os incentivadores do esporte, vocês são aqueles que levantam todo os dias pelo amor que tem dentro de vocês”, disse.

A secretária executiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudia Carletto, reiterou o papel relevante do projeto. “Quando trabalhamos para a inclusão das pessoas com deficiência, em sua mais ampla vertente, no fundo estamos transformando a vida de toda a sociedade, porque não vamos conseguir ter uma humanidade mais coesa, que garanta direitos de todos”.

Carletto acrescenta que a derrubada de barreiras acontece com incentivo ao esporte, à cultura e ao lazer. “Saúde e educação são fundamentais, sabemos também que a superação no esporte mostra a potencialidade de uma pessoa com deficiência.”

O prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré, se dispôs a ajudar as secretarias no que for preciso. “É a primeira vez que fazemos uma conferência nesse sentido. Acredito que nossa cidade está à frente de dar essa oportunidade aos nossos alunos, às pessoas com deficiência, aos nossos professores e aos nossos coordenadores.”

Participaram também da mesa de abertura, o Secretário Municipal de Juventude, Esportes e Lazer de Bragança Paulista, Jocimar Bueno do Prado, e o vereador Natanael Ananias.

Projeto Paralímpico

O curso tem como foco capacitar professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

As aulas práticas contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

Até o momento, foram capacitados mais de 3500 participantes em mais de 40 etapas realizadas em cidades do interior e capital do Estado de São Paulo. Para a nova etapa que será iniciada em Botucatu, o projeto foi ampliado. No total passará por 28 cidades com capacidade de atender até 100 alunos em cada localidade.

Com um calendário de 28 etapas para este ano, 20 municípios já foram escolhidos para sediar o curso paralímpico em 2023. Confira a agenda! Para mais informações, acesse www.paralimpico.com.br.