SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Enxadrista trocou artes marciais pelo tabuleiro. 'Quero jogar xadrez pelo resto da vida'

Beatriz Fernandes é bolsista do Programa Talento Esportivo e Mestre Nacional da modalidade

12/06/2025
Foto ilustrativa

(Fotos: Arquivo pessoal)

Enquanto muitos adolescentes brasileiros correm para alimentar o sonho de um dia se tornar profissional do futebol, Beatriz Fernandes, 16 anos, prefere permanecer sentada, compenetrada em cada movimentação do tabuleiro à sua frente. Bolsista do Programa Talento Esportivo, ela é uma das revelações do xadrez paulista.

Natural de São José dos Campos, Beatriz conheceu o xadrez cedo, aos 8 anos, durante uma atividade escolar. A identificação com a modalidade foi imediata, mas Bia ainda levou um tempo para se convencer de que podia se tornar uma estrela desse jogo.

"Sempre conciliei o xadrez com as artes marciais. Fazia aikido e muay thai. Mas durante a pandemia eu deixei de praticá-las e me dediquei exclusivamente ao xadrez", diz ela, que vê um paralelo entre os esportes de contato e o xadrez. "Em ambos os casos, é preciso antever os movimentos do adversário, controlar o tempo e lidar com a pressão."

O empenho deu resultados. Em 2023, Beatriz integrou um projeto com jovens enxadristas de todo o país e recebeu da Confederação Brasileira de Xadrez a distinção de Mestre Nacional, honraria a atletas que atingem um determinado nível de competitividade.

A preparação de Beatriz para as competições inclui treinos diários de 2 a 3 horas sob a supervisão do Grande Mestre André Diamant. Quando não está no tabuleiro, ela concentra os esforços nos estudos - cursa o segundo ano do Ensino Médio. "Não me sinto diferente das pessoas da minha idade só porque jogo xadrez. Minhas amigas têm muito orgulho do que eu faço e me incentivam."

Com mais de dez títulos de base no currículo e participações em competições organizadas pela Secretaria de Esportes do Estado de SP, como os Jogos Escolares (Jeesp), Beatriz planeja voos mais altos. A enxadrista calcula os próximos passos fora do país.

"Como já sou Mestre Nacional, agora sonho em participar de torneios fora do Brasil para conseguir a titulação internacional. Pretendo disputar este ano o Pan-Americano de Florianópolis e o Sul-Americano da Colômbia", vislumbra a atleta, que não pretende se separar do esporte. "Quero jogar xadrez pelo resto da vida. Quem sabe um dia me tornar uma Grande Mestre?".

Programa Talento Esportivo

O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, ramal 1238.

Complementary Content
${loading}