SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Jomi para todos: atleta sai do Mato Grosso do Sul para defender Jales no vôlei adaptado

Paulo Levay disputa competição pelo segundo ano seguido como convidado

09/06/2025
Foto ilustrativa

(Fotos: Matheus Candeloro)

Os Jogos da Melhor Idade é uma competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de SP feita para os 645 municípios do estado, mas no seu regulamento não há uma cláusula que impeça a participação de jogadores de outras regiões do país. É essa brecha que possibilitou a Paulo Levay, 66 anos, fazer do Jomi um belo pretexto para colocar São Paulo entre as cidades brasileiras que visitou.

Paulo é de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e joga vôlei adaptado desde que se aposentou, há quatro anos. A etapa de Araçatuba, disputada em maio, é a segunda participação dele em Jomi. "Em 2024 fui convidado para jogar por Araçatuba. Este ano, Araçatuba me chamou novamente, mas escolhi Jales pelos amigos que tenho lá. Vou sempre com o maior prazer", diz ele.

O pódio não veio - Jales foi sexto lugar na classificação "A" -, mas isso é só um detalhe. O que realmente importa para Paulo é o ambiente vivido durante os dias de jogos.

"[O Jomi] é uma ocasião para conhecer novas pessoas, novas culturas, novas cidades. É sempre muito positivo vir a São Paulo para esses jogos", diz Paulo, que tem sido bem avaliado pelos companheiros paulistas. "Ouço dos meus colegas de equipe do quanto eles estão felizes com a minha participação."

Para 2026, Paulo tem Araçatuba e Jales, onde tem as portas abertas, como possibilidades. Mas ele não crava por onde vai jogar na edição do ano que vem. "Ainda não sei por qual município vou jogar em 2026, porque esses convites costumam acontecer próximos do início da competição, mas com certeza voltarei", emenda.

A final estadual do Jomi acontece entre os dias 24 e 28 de setembro, em São João da Boa Vista.

Complementary Content
${loading}