ter, 19/12/2023 - 05h45
Compartilhar

São José dos Campos vence 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo

Etapa final da competição reuniu 478 atletas classificados anteriormente em três etapas regionais

O município de São José do Campos, localizado na região do Vale do Paraíba, se consagrou campeão da 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). O programa é promovido pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes e, neste ano, foi dividido em três etapas regionais e etapa final, que ocorreram entre 24 de setembro e 18 de dezembro.

A etapa final da competição, disputada entre 16 e 18 de dezembro, foi composta pelos melhores atletas classificados por prova, classe e categoria de cada região que competiram nas três etapas regionais anteriormente. No total 478 atletas competiram, sendo 302 do atletismo, 160 da natação e 16 do halterofilismo.

“É importante destacar o empenho dos atletas, que vêm se superando dia após dia dentro do esporte paralímpico, nos treinamentos e nas competições. Nos resta parabenizar todos os envolvidos na manutenção do esporte paralímpico e na inclusão e ascensão da pessoa com deficiência, tornando o esporte um ambiente cada vez mais diverso e acessível”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O município que mais somou pontos entre as modalidades em disputa foi São José dos Campos, com 43, quase o dobro do segundo colocado, Marília, que somou 24 pontos, enquanto o terceiro lugar foi assumido pelo município de Sorocaba, que fez 18 pontos. Cabe destacar os desempenhos de Praia Grande e Presidente Prudente, que somaram, respectivamente, 17 e 16 pontos ao todo.

Na ordem de colocação por gênero, São José dos Campos seguiu em primeiro lugar tanto no feminino quanto no masculino, assim como Marília, que manteve a segunda colocação nos dois rankings. Sorocaba, que ficou em terceiro na classificação geral, deu lugar à Praia Grande entre as mulheres, nas três modalidades (natação, atletismo e halter).

“O esporte de São José dos Campos está de parabéns! Campeões dos nossos Jogos Abertos do Interior pela quinta vez e, para fechar o ano, campeão dos Jogos Paralímpicos. Parabéns aos atletas e delegações pelo esforço e empenho”, afirma a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis.

Os jogos do Paresp foram realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, equipamento esportivo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência localizado na capital. Confira aqui o boletim completo da etapa final.

Primeira, segunda e terceira etapas

A primeira etapa regional aconteceu entre 24 e 26 de setembro e reuniu os municípios das 1ª e 2ª regiões esportivas (Grande São Paulo e São José dos Campos, respectivamente). Confira aqui os resultados.

A segunda etapa ocorreu de 9 a 12 de outubro com as cidades das 3ª, 4ª e 8ª regiões esportivas (Bauru, Campinas e Sorocaba). Confira aqui os vencedores.

Já a terceira etapa, que antecedeu a etapa final, ocorreu entre 16 a 19 de novembro e reuniu os municípios da 5ª, 6ª e 7ª etapa esportiva (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente). Confira aqui os detalhes.

*Foto: Instituto Athlon