sex, 26/06/2020 - 01h08
Compartilhar

Protocolo de retorno do futebol em SP garante segurança em treinos e futuras partidas

Clubes têm tempo hábil para detectar, isolar e recuperar casos positivos de Covid-19

 

No último dia 17 de junho, o Governador João Doria, o coordenador do Centro de Contigência ao Coronavírus em São Paulo Carlos Carvalho e o secretário de Esportes Aildo Ferreira anunciaram a aprovação do protocolo proposto pela Federação Paulista de Futebol, autorizando o retorno aos treinamentos no dia 1º de julho.

Com isso, os clubes tiveram tempo para testar atletas e demais funcionários, bem como de preparar suas estruturas em centros de treinamento, respeitando orientações de distanciamento social, higiene e outras regras, como utilização de máscaras (menos para atletas durante atividades físicas) e aferição de temperatura de todos os presentes.

O retorno aos treinos só será permitido depois que atletas e demais profissionais forem submetidos a exames prévios do tipo PCR – com coleta de amostras de mucosa nasal e saliva – e os chamados testes rápidos, que são feitos geralmente com a coleta de uma pequena amostra de sangue.

“Estes protocolos referem-se apenas ao retorno aos treinamentos, a retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a CBF”, afirmou o Governador. “Sabemos que vamos contar com a colaboração de dirigentes das equipes do estado. Tenho a convicção que nenhum dirigente esportivo deseja o mal e o risco a atletas e profissionais que atuam em comissões técnicas”, acrescentou Doria.

O secretário Aildo Ferreira salientou a preocupação do Governo do Estado com um retorno seguro a todos os envolvidos nos treinamentos e posteriormente nas partidas do Campeonato Paulista. “É fundamental contar com tempo para realizar testes, isolar casos positivos e retornar com segurança. Com foco na saúde, na vida e na ciência, estamos estabelecendo o retorno do futebol e de outras modalidades”, concluiu o secretário, sempre frisando o integral respeito às determinações do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo.