ter, 01/10/2019 - 11h44
Compartilhar

Estudante cria joias baseadas na arquitetura do Banco de São Paulo

Atual sede da Pasta de Esportes, ícone Art Déco serviu de inspiração para a jovem

Estudante de design de moda na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), na capital paulista, Maria Clara Varela de Morais desenvolveu uma coleção de joias inspirada no estilo Art Déco, com ênfase no antigo Banco de São Paulo, atual sede da Secretaria de Esportes.

Natural de Natal (RN), a jovem de 22 anos veio até a capital paulista a estudo e, durante seu curso, foi apresentada ao banco. Posteriormente, em visita ao local, Maria Clara se surpreendeu com o prédio e resolveu dedicar um capítulo de seu TCC exclusivamente ao espaço.

Identificada com joias, a estudante criou uma coleção de 26 peças baseadas nas formas características da arquitetura do antigo banco. Ao todo, sete acessórios foram confeccionados em prata e banhados a ouro, sendo que alguns foram ornamentados em marchetaria e finalizados com pedras sintéticas.

Ao falar sobre o Art Déco, Clara diz estar tratando de um assunto simultaneamente antigo e atual. “Marcas de moda, curadores de arte, museus, todos retomam o conteúdo como sendo atual, mesmo sendo algo antigo. É o que eu faço no meu trabalho, retomo um tema do passado, faço um mix e o deixo atual’’, comentou.

Maria Clara se encantou pela história do edifício