qui, 07/11/2019 - 04h58
Compartilhar

Em sua 83ª edição, Jogos Abertos desembarcam em Marília

Com mais de 14 mil atletas e 31 modalidades em disputa, competição é a mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado
Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni (também conhecidos como Jogos Abertos do Interior) chegam a 83ª edição entre os dias 11 a 23 de novembro, na cidade de Marília. Serão mais de 14 mil atletas, representando 211 municípios de todas as regiões do estado.
Os atletas se classificaram à competição por meio dos Jogos Regionais, realizados em julho nas oito Regiões Esportivas do Estado de São Paulo, com mais de 40 mil participantes, nas seguintes cidades: Americana, Andradina, Assis, Botucatu, Franca, Ilhabela/São Sebastião, Osasco e Sorocaba. Os mais bem colocados em cada modalidade se credenciaram a estar em Marília.
A “olimpíada caipira”, que leva o nome de seu idealizador, Horácio Baby Barioni, terá a cerimônia de abertura realizada no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, no Centro Esportivo Mariliense. Será realizado o tradicional desfile das delegações, acendimento de pira olímpica e juramento dos atletas, com a presença do secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues, do prefeito de Marília, Daniel Alonso, e outras autoridades.
A partir deste ano, a cidade de Monte Alto, que recebeu a primeira edição dos Jogos Abertos (1936), passa a ser a primeira delegação a desfilar, tal qual acontece com a Grécia nos Jogos Olímpicos. Os Jogos Abertos são realizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Marília.
O secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, valorizou a história da competição. “Os Jogos Abertos revelaram grandes atletas, de renome internacional, como Neymar, Hortência, Daniele e Diego Hypolito, e até mesmo nosso secretário executivo (Marco Aurélio Pegolo – Chuí) e nossa coordenadora de Esportes, Simone Bighetti. É muito honroso para todos nós organizar uma competição de tanta tradição, com mais atletas que uma Olimpíada”, concluiu.
SERVIÇO
83º Jogos Abertos Horácio Baby Barioni
11 a 23 de novembro de 2019
Cidade-sede: Marília
Cerimônia de abertura: 13 de novembro (quarta-feira), às 19 horas
Local: Centro Esportivo Mariliense (antigo Clube dos Bancários)
Endereço: Rua Olar Durigheto, 399 – Pq. São Jorge, Marília-SP