seg, 09/03/2020 - 03h34
Compartilhar

Corrida da Mulher SP movimenta mais de 30 mil pessoas

Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher contou com diversos serviços do Governo do Estado, shows e a maior corrida feminina da história do país
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo realizou, neste domingo (8), a Corrida da Mulher SP. Foram 15 mil participantes, maior número de mulheres participando de uma corrida na história do Brasil. Durante todo o dia, o público total ultrapassou 30 mil pessoas. No circuito de 10 km, a vencedora foi Maria Silvania da Silva, com o tempo de 41:11 enquanto no de 5 km, quem levou a melhor foi Daniela Lavignatti cravando 19:25.
Entre as pessoas com deficiência, Yasmin da Silva foi a primeira colocada nos 10 km e Christiane Tanikawa ficou no primeiro lugar do pódio nos 5 km, com 38:17. O Governador João Doria e o secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira, estiveram na largada, realizada no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
“É a maior corrida de mulher já realizada no Brasil, 16 mil mulheres inscritas. Isso porque o limite era para 16 mil. Hoje é o dia Internacional da Mulher, é o dia da solidariedade à mulher, é o dia da igualdade, da responsabilidade e dos direitos da mulher”, disse Doria.
A Secretaria de Turismo do Estado premiou as vencedoras com viagens para pontos turísticos paulistas. O evento contou também com shows das artistas Fafá de Belém, Bebé Salvego, Luiza Possi, Leila Pinheiro, Roberta Sá, Elba Ramalho e Paula Lima, enquanto Claudia Leitte fechou o evento. Todos shows ocorreram em parceria com a Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, sob o comando da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O secretário Aildo Ferreira fez um balanço sobre a primeira edição da Corrida da Mulher SP, já projetando o evento em 2021. “Nossa expectativa é aumentar ainda mais o número de participantes da corrida no próximo ano, utilizando sempre da parceria com outras secretarias e órgãos, como já ocorreu neste ano, para oferecer serviços, ações e informações à população”, disse, cumprimentando também todos os secretários estaduais e demais autoridades que compareceram ao local.
A Corrida da Mulher SP foi organizada pela Secretaria de Esportes em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social; Cultura e Economia Criativa; Comunicação; Saúde; Turismo; Justiça e Cidadania; Segurança Pública; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado), Defensoria Pública, Casa Militar e Sabesp – a empresa de saneamento também patrocinou o evento.
Confira o resultado final das provas:
10 km
Nome                                             Tempo             
1ª: Maria Silvania da Silva                         0:41:11
2ª: Lourdes da Mata                                  0:43:28
3ª: Andreia Barros                                     0:43:29
4ª: Janira da Silva Fernandes                   0:43:48
5ª: Iara Alves Novais                                 0:44:17
5 km
Nome                                               Tempo    
1ª: Daniela Lavignatti                                   0:19:25
2ª: Luanna Marilia Rodrigues Teixeira         0:20:07
3ª: Ana Luiza dos Anjos Garcez                  0:20:49
4ª: Amanda Martins                                     0:20:59
5ª: Daniela Luiz Ferreira Neiva                0:21:03